Mamoplastia
0 Comentários

Onde fica a cicatriz de silicone?

Onde fica a cicatriz de silicone?

cicatriz de silicone pode ficar localizada no sulco inframamário, entre o tórax e a mama, quando é feita uma incisão Inframamária. De longe, essa é a mais utilizada (entenda o motivo mais abaixo). Outras possibilidades são o silicone pela axila e a cicatriz de silicone pela aréola. Aí logo surge a pergunta, silicone pela aréola pode amamentar? Bom, para você esclarecer as suas dúvidas, nós vamos abordar todos os detalhes sobre tipos de colocação de silicone na mama. 

O que é cicatriz Inframamária?

A cicatriz Inframamária é aquela feita por meio de uma incisão inframamária. Ou seja, um corte na dobrinha inferior dos seios. No geral, o resultado é uma cicatriz de silicone bem discreta, medindo entre 4 e 5 centímetros. Além da aparência, a região tem uma tendência de cicatrização muito boa.

Outra vantagem da cicatriz inframamária é o fato dela ficar muito próxima de onde a prótese é colocada.

A cicatriz Inframamária fica na parte inferior das mamas e mede de 4 a 5 cm.

Com isso, podem-se evitar alguns tipos de complicações, como deslocamento e infecções, já que não será necessário percorrer um longo caminho entre o corte e o local do implante.

Basicamente, a prótese via sulco inframamário deixa a cirurgia mais simples, rápida e menos invasiva. Por isso, há menos riscos e a recuperação tende a ser mais tranquila.

Como é feito o silicone pela aréola?

A colocação de prótese de silicone pela aréola, ou incisão periareolar, é feita exatamente no contorno areolar. Assim, a cicatriz de silicone na aréola fica na linha de transição de cor entre ela e a mama. Por isso, é praticamente imperceptível. Parece o tipo de incisão ideal, certo? Mas não é bem assim…

Ao passar em consulta com um dos cirurgiões mais experientes do Brasil, Amanda descobriu que a cirurgia de silicone na aréola é uma técnica com indicações precisas.

Para você ter uma ideia, ela é raramente usada quando o intuito é apenas aumentar os seios.

A colocação de prótese de mama com incisão periareolar é feita no contorno da aréola.

Quando escolher ou não a cirurgia de silicone na aréola

Mulheres com a aréola muito pequena não devem colocar silicone areolar, já que não será possível passar a prótese pela região.

A colocação de prótese de silicone areolar é indicada apenas quando o médico já irá mexer nessa região. Por exemplo, quando:

  • A paciente deseja uma correção estética, seja por ter aréolas muito grandes ou assimétricas. Nesse caso é feita uma Areoloplastia.
  • Há um pouco de flacidez na mama e para removê-la o médico indica a Mastopexia Periareolar.

Nesses casos o cirurgião aproveita o corte e faz a colocação do silicone pela aréola. Fora isso ela não deve ser usada devido aos possíveis efeitos indesejáveis

Quem coloca silicone pela aréola pode amamentar?

A resposta para essa pergunta é: depende. Mas, para evitar qualquer dificuldade de amamentação futura, quando a paciente tem planos de ser mãe, o médico contraindica a prótese de silicone pela aréola.

Isso porque há a possibilidade de romper parcialmente os ductos mamários, responsáveis por transportar o leite. Essa situação não é uma certeza, mas se acontecer pode ser um obstáculo à amamentação.

Silicone pela axila, como colocar?

A colocação de silicone pela axila é feita por meio de um corte na região das axilas. A partir dele, o médico precisa abrir caminho até o local em que a prótese ficará alojada. Porém é raramente usada, já que a técnica de silicone pela axila oferece algumas complicações. No passado, havia a ilusão de que implante de silicone pela axila resultava numa cicatriz discreta. Mas na verdade ela fica tão discreta quanto a Inframamária.

No silicone pela axila, o médico coloca a prótese e abre caminho até alojá-la na mama.

Silicone axila: riscos da técnica

Um dos principais riscos da prótese de silicone via axilar é o deslocamento. Devido ao trajeto que o implante precisa percorrer, ele pode sair do local original e voltar por esse caminho após a cirurgia de silicone pela axila.

Outro problema do silicone colocado pela axila é o risco de infecções, já que há uma distância maior entre o local da incisão e de onde a prótese ficará.

Quando o assunto é silicone axilar, riscos também estão relacionados à probabilidade maior da paciente ter uma hemorragia durante a cirurgia.

A cirurgia de silicone pela axila é mais invasiva, consequentemente o pós-operatório é mais dolorido.

Ao optar pela cicatriz axilar, a recuperação é mais difícil. O trajeto entre a axila e a prótese pode até parecer perto, mas anatomicamente não é.

Isso torna a cirurgia de silicone pela axila mais invasiva e, consequentemente, mais dolorida.

Logo, o potencial benefício da cicatriz de silicone pela axila, jamais compensa as complicações que podem surgir no caminho. Por isso, a técnica raramente é usada.

Como é feito o implante de silicone pelo umbigo

O implante de silicone pelo umbigo é uma técnica antiga, usada para colocação de próteses salinas. Nela, o médico faz um pequeno corte para passar o silicone pelo umbigo, que é colocado vazio. Depois, abre caminho até a mama, acomoda o implante e enche com uma solução salina.

Com o passar do tempo, a prótese salina provou ser de qualidade inferior ao ser comparada às de silicone.

Apesar de ter sido comum nos E.U.A, o implante de silicone pelo umbigo caiu em desuso graças a série de riscos que oferece. Basicamente, são os mesmos da cirurgia de silicone axilar, porém com muito mais chance de ocorrer, como:

  • Deslocamento do implante pelo trajeto entre o umbigo e a mama.
  • Infecções devido ao longo caminho de entrada da prótese até o local que ela será colocada.
  • Aumento do risco de hemorragia durante o procedimento.

Devidos aos riscos, o silicone pelo umbigo não é colocado no Brasil nem na maioria dos países do mundo.

Silicone sem cicatriz é possível?

Não é possível colocar silicone sem cicatriz.  Aliás, toda cirurgia plástica resulta numa cicatriz, apesar delas serem discretas e algumas vezes até imperceptíveis. A única maneira de colocar a prótese é por meio de um corte. Logo, isso gera uma cicatriz.

Fonte: Dream Plástic

beijos, Fran
13/09 2021
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

Topo