
A possibilidade de ruptura da prótese de silicone é um medo comum que afeta tanto as mulheres que pretendem colocar silicone na mama, como as que já colocaram.
E como ainda não existem muitos dados científicos sobre o rompimento da prótese, ele causa diversas dúvidas entre as mulheres:
- Será que a ruptura da prótese de silicone na mama pode mesmo acontecer?
- É perigoso?
- Sentir dor na prótese de silicone é comum?
- Será que posso evitar?
O rompimento da prótese de silicone na mama pode acontecer por desgaste natural da prótese ao longo do tempo, por conta de algum trauma, quando é usada uma prótese de baixa qualidade ou, em casos bem RAROS, devido ao exame de mamografia mal executado.
Ruptura da prótese devido a um trauma
Uma das principais causas de ruptura da prótese de silicone na mama é o trauma que a paciente possa ter sofrido: algum acidente, lesões graves, cortes na região da mama e, em alguns casos, acidente por armas de fogos ou armas brancas (facas).
Porém, raramente isso acontece.
Rompimento da prótese por desgaste natural da prótese
Pode ocorrer a ruptura por ação do tempo, porém é algo relativo, e dependendo do caso pode estar relacionado com a quantidade de esforço que a paciente está fazendo e, principalmente com a qualidade da prótese.
Uma prótese de baixa qualidade pode trazer riscos de rompimento da prótese de silicone. Há 10 anos uma marca apresentou grande incidência de rupturas, e por isso foi retirada de circulação pela Anvisa.
Portanto, antes de colocar o silicone, confira a marca e tenha certeza que a porcentagem de ruptura é baixa.
Veja aqui as principais marcas de prótese de silicone e suas taxas de ruptura!
Porém, é importante lembrar que ainda nesse caso, é uma situação rara.
Há mulheres que ficaram anos e anos com a prótese sem apresentar nenhum problema. Portanto não deve ser visto como uma regra.
Vazamento da prótese de silicone por causa de exame de mamografia
Durante o exame de mamografia os seios sofrem pressão. Dependendo da força, pode ocorrer o rompimento da prótese de mama. Por isso, antes de fazer o exame, informe ao técnico de radiologia que fará o procedimento que você possui silicone.
Pode ocorrer rompimento do silicone na colocação da prótese?
Não! A prótese nunca será colocada já rompida na paciente. O implante é introduzido nos seios por uma pequena cicatriz. Para colocar a prótese, o cirurgião tem que empurrar com o dedo aos poucos.
Portanto, se a prótese estivesse rompida, ela começaria a vazar. Nesse caso, imediatamente o cirurgião rejeitaria a prótese e usaria uma nova.
Quais os sintomas da ruptura da prótese de mama?
Os sintomas da prótese de silicone rompida são dores, inflamação na mama e alteração no formato estético dos seios. Essas são reações imunológicas e inflamatórias acionadas quando o organismo entra em contato com o gel do silicone. Porém, nem sempre seus sintomas são visíveis.

Dependendo do tipo da ruptura da prótese de silicone, os sintomas podem ser “silenciosos”, ou seja, não se manifestar, dependendo da prótese usada. Explicamos melhor abaixo!
Quais são os tipos de ruptura da prótese de silicone?
Há dois tipos de vazamento da prótese de silicone que podem ocorrer: o intracapsular e o extracapsular. Confira!
1- Vazamento intracapsular
A ruptura intracapsular ocorre quando, mesmo rompido, o conteúdo do implante fica contido na região da prótese.
Com silicones de primeira linha, ou seja, que possuem gel coeso, ocorre isso. Como o seu conteúdo é consistente, ele não se espalha.
Neste caso, a ruptura é considerada sem nenhuma gravidade clínica, pois tem pouquíssimas possibilidades de trazer algum risco para a paciente.
2 – Ruptura extracapsular
A ruptura extracapsular é quando o conteúdo do implante se espalha pela mama e, consequentemente, pelo corpo. É comum de ocorrer com silicones de segunda linha, ou próteses salinas, pois possuem um conteúdo mais diluído. Por isso, as próteses de silicone salina têm sido pouco comercializadas atualmente.
Quando o conteúdo se espalha pelo corpo, a probabilidade de apresentar sintomas, reações inflamatórias e infecção é bem maior.
Confira aqui quais são os principais riscos da prótese de silicone e saiba como evitar.
É normal sentir dor na mama com prótese de silicone?
A dor na mama pode indicar vários problemas, e não especificamente que houve o rompimento da prótese de silicone. Alguns sintomas de ruptura da prótese de mama, como dor nos seios, inflamação e alteração de formato podem ocorrer em situações de contratura capsular na mamoplastia de aumento, modulação, tumor, mastite, inflamação e infecção da mama.
Conversando com algumas mulheres que já colocaram prótese você vai perceber que alguns sintomas são bem comuns e podem acontecer por diversos outros fatores.
Como saber se a prótese de silicone rompeu?
Para saber se a prótese de silicone rompeu é preciso fazer um diagnóstico diferencial. Como os sintomas de vazamento da prótese de silicone são inespecíficos, ou seja, comuns em diversos outros casos, é preciso considerar todas as possibilidades antes de determinar a causa.

Para tanto, ao sentir alguns dos sintomas de rompimento da prótese de silicone, a paciente deve consultar um mastologista ou ginecologista.
Ele pedirá exames de mamografia com prótese de silicone e ultrassom das mamas. Porém, se mesmo assim não tiver certeza do resultado, o médico pode solicitar uma ressonância magnética.
Segundo estudos da Universidade Federal de São Paulo, esse é o melhor método para a detecção da ruptura da prótese.
Os exames ideais para prótese de silicone dependem da composição de cada mama.
No caso de mamas mais fibrosas, como de jovens até 35 anos, usa-se mais o ultrassom. Porém, se for identificado algo, é feita também uma mamografia.
Em mamas com mais tecido gorduroso, como de mulheres acima de 35 ou 40 anos, o mais indicado é fazer a mamografia direto.
Por fim, tendo o médico detectado o rompimento da prótese mamária, ele deverá partir para a próxima etapa, tratar do vazamento.
Devo fazer a troca da prótese mamária se o silicone romper?
Sim! Se for constatado que os sintomas são de vazamento de prótese de silicone, a paciente precisa fazer a troca de prótese mamária. É nesse momento que ela deve procurar o cirurgião plástico e a fabricante do implante, caso tenha garantia.
A maioria das fabricantes de próteses de silicone oferece garantia contra ruptura e contratura (quando o corpo rejeita a prótese). Essa garantia pode ser de alguns anos ou permanente.
Quando a garantia é acionada, a fabricante fornece outro par de próteses para a paciente, do mesmo tamanho, para que ela possa trocar.
Porém, os custos médicos, hospitalares e da anestesia as fabricantes não cobrem.
Aqui na Dream Plastic, oferecemos uma cobertura dos nossos serviços para próteses no período de 2 anos.
Portanto, se em até 2 anos a paciente sofrer com contratura ou ruptura, nós faremos a troca da prótese sem cobrar honorários médicos e o serviço da clínica.
Desse modo, além de não ter de pagar outra prótese, porque a fabricante oferece um par, a paciente também não terá que pagar honorários médicos e da clínica.
Nesse caso, seus custos serão apenas com o hospital e a anestesia.
Saiba também: geralmente a substituição da prótese rompida é feita a partir da cicatriz existente, o que evita novas marcas nos seios.
A porcentagem de ruptura da prótese de silicone é baixa!
Se você pesquisa sobre os riscos da prótese de silicone e lê sobre a possibilidade do rompimento, é importante saber que isso é muito raro de acontecer.
Fonte: Dream Plastic