Não é muito comum o deslocamento de prótese de silicone. Entretanto, se a paciente não seguir rigorosamente todas as orientações do médico, fazendo esforços físicos durante as primeiras semanas do pós-operatório, o resultado de sua cirurgia pode sim ser comprometido.
Depois de 3 meses do procedimento cirúrgico, a prótese mamaria deslocada pode ocorrer se houver um trauma ou pressão intensa. Ou seja, acidentes automobilísticos ou pancadas muito violentas podem causar sim o deslocamento.
Nessas situações é normal sentir a prótese de silicone se mexer, porque o impacto será grande. Mesmo assim, se houver o deslocamento ou até o rompimento do implante, você não precisa se assustar, pois o gel usado no material é coesivo. Parece muito com uma gelatina, que não se espalha pelo organismo, evitando assim algum tipo de complicação.
Prótese de silicone deslocada: sintomas e cuidados básicos
Todas querem saber sobre prótese de silicone deslocada e sintomas. Mas na verdade, existe apenas um sintoma que deve ser levado em consideração: você deve ficar de olho se há alguma mudança estética em uma das mamas.
Isto porque ao colocar o implante na paciente, o médico deixa o centro da prótese exatamente direcionado para a aréola.
Portanto, quando há prótese mamária deslocada você logo notará que a aréola de um seio está diferente da outra. Isso mostra que a prótese se mexeu.
Como já vimos, respeitar alguns cuidados são essenciais para evitar o aparecimento de um deslocamento de prótese de silicone e sintomas.
O pós-operatório é fundamental para quem busca bons resultados. Esta fase é tão importante, que a Dream Plastic desenvolveu protocolos de segurança exclusivos e acompanha de perto suas pacientes.
Durante o pós-operatório é recomendado que você:
- Não levante os braços acima da cabeça por pelo menos 3 semanas
- Não durma de bruços ou de lado por pelo menos 45 dias
- Não faça esforço físico durante 3 semanas
- Não use sutiã de modelo comum. Nas primeiras semanas você deve usar somente o sutiã cirúrgico
- Não se exponha ao sol durante os seis primeiros meses, pois pode causar manchas na região
E se a prótese de silicone estiver deslocada, o que fazer?
Primeiro você deve entrar em contato com o seu médico, ele vai indicar alguns exames. Se a suspeita de prótese mamária deslocada for comprovada, então você será submetida a uma nova cirurgia para reposicioná-la.
Como saber se a prótese de silicone deslocou?
Observe frequentemente todas as reações e diferenças das suas mamas.
A boa dica é apalpar os seios sempre que possível. Assim fica mais fácil saber quando alguma coisa estiver errada.
Outra forma de como saber se a prótese de silicone deslocou é por meio dos exames de rotina que as pacientes devem fazer anualmente.
Os exames para prótese de silicone basicamente são aqueles de imagem, que tem a função de analisar a situação da prótese, tais como:
Ultrassonografia:
Identifica se há algum tipo de dano nas próteses e até se ela mudou de posição. Esse é o primeiro, dentre os exames para prótese de silicone, que o médico vai solicitar, caso ele suspeite que haja alguma anormalidade.
Ressonância Magnética:
O exame fornece um diagnóstico extremamente detalhado das mamas. Com ele é possível ver fielmente o estado da prótese.
Fonte: Dream Plastic