Plásticas
0 Comentários

O que é Vibrolipo?

A Vibrolipo é um tipo de lipoaspiração que usa uma cânula com motor acoplado. Esse motor faz com que a cânula vibre, no movimento de vai e vem para sugar a gordura, ajudando o médico no processo cirúrgico. Por ser muito semelhante a lipo comum, essa cirurgia também costuma ser conhecida como vibrolipoaspiração. 

Vibrolipo na verdade é o nome dado ao aparelho usado nas cânulas no momento da cirurgia. Com o auxílio do aparelho, o cirurgião plástico apenas direciona-o na área que precisa ser aspirada.

Isso possibilita movimentos mais delicados, sem que o médico precise usar sua própria força. Além de gerar menos trauma aos tecidos.

Como é feita a vibrolipo?

A vibrolipo tem um processo semelhante ao da lipoaspiração. Primeiro, é injetada uma mistura de soro fisiológico, adrenalina e anestésico no local. Em seguida, o médico insere finas cânulas através de pequenas incisões. Quando ligada, a cânula promove a vibração, retirando a gordura com direcionamento do cirurgião.

Assim como na lipo comum, na vibrolipo a cirurgia precisa ser feita por um cirurgião plástico especializado, em ambiente hospitalar e com um anestesista. 

A anestesia utilizada no procedimento pode ser a geral ou peridural com sedação. Mas, geralmente, os anestesistas com experiência em cirurgia plástica preferem a peridural por proporcionar melhor recuperação e oferecer mais segurança à paciente.

É um grande erro fazer qualquer tipo de lipoaspiração com anestesia local!

Por ser uma técnica que requer o uso de um aparelho extra, e por aumentar o preço da cirurgia, a maioria dos cirurgiões optam por não fazer esse procedimento, porque não veem vantagens nele. 

Por isso, é importante pesquisar bastante antes de decidir fazer a cirurgia, para encontrar um cirurgião que tenha muita experiência e que trabalhe com esta técnica de vibrolipoaspiração.

Qual a diferença entre lipo e vibrolipo?

A principadiferença entre lipo e vibrolipoaspiração está na cânula usada. Na lipoaspiração, a cânula não tem motor acoplado. Desse modo, o único responsável por movimentar a cânula de forma a extrair a gordura é o cirurgião. Ele quem faz o movimento de vai e vem. Já na vibrolipo, o movimento é feito por meio do aparelho. 

Como a técnica já conta com um motor que faz o movimento de sugar a gordura, o médico apenas vai direcionando para onde a gordura deverá ser extraída, sem precisar ficar movimentando tanto o aparelho. Veja o exemplo na imagem acima.

Todavia, algumas pessoas costumam acreditar que o pós-operatório da vibrolipo é mais tranquilo. Mas isso não é uma regra.

Ela pode até diminuir os hematomas provocados pelo procedimento, isso em relação à lipo comum. Porém, na prática não há estudos científicos comprovando que a vibrolipoaspiração é melhor que a lipo tradicional, seja em relação ao resultado ou ao bem estar da paciente. 

Isso porque, as cirurgias são extremamente parecidas. A única diferença está no motor. Um procedimento tem o motor para sugar a gordura, enquanto o outro é o médico quem faz o processo. 

Já o pós-operatório, a recuperação e o resultado são semelhantes.

Se analisarmos bem, a maior diferença entre as técnicas é relevante apenas para o médico, visto que na vibrolipo o seu trabalho fica mais fácil. 

Portanto, o ideal é que a decisão de fazer esse procedimento seja discutida com o cirurgião, para saber qual é o melhor método para você.

O que é vibrolipoescultura?

A vibrolipoescultura é quando a paciente deseja colocar a gordura retirada em outra parte do corpo. Para isso, o médico aspira a gordura por meio da vibrolipo. Em seguida, ele prepara a gordura, para depois aplicar em outra região do corpo, como no bumbum, por meio da técnica de lipoenxertia convencional. 

A diferença da vibrolipoescultura para a lipoescultura convencional é apenas o processo de retirada de gordura. Na vibrolipoescultura a retirada acontece por meio da cânula com motor, ao contrário da lipoescultura, em que a eliminação de gordura se dá por meio do movimento do médico na cânula. 

Qual o valor da vibrolipo em 2022?

O valor da vibrolipo em 2022 varia de R$14.230,41 a R$28.463,60. Esse preço é uma média do valor cobrado pelas principais clínicas de cirurgia plástica de São Paulo. Lembrando que, na vibrolipoaspiração o valor pode mudar dependendo da complexidade do procedimento e de quantos lugares serão lipados. 

Na vibrolipoaspiração, preço tende a ser um pouco superior ao da lipoaspiração convencional. Isso devido ao aparelho utilizado durante o procedimento.

Em qual parte do corpo a Vibrolipo pode ser feita?

A vibrolipo é uma cirurgia que pode ser realizada em diversas partes do corpo. É possível fazer lipo nas coxas, na barriga, região dorsal e lateral das mamas. Além disso, também é possível fazer a técnica no braço, abdômen e pescoço. Tudo depende de qual região você quer diminuir.

Quais são as vantagens da vibrolipo?

A principal vantagem da vibrolipo acontece durante a operação, já que o cirurgião plástico possui o auxílio do motor para fazer o movimento de sucção, garantindo um menor esforço do médico. Contudo, ela ainda conta com outros benefícios, como um menor tempo de operação.

Para a paciente, os principais benefícios são:

  • Ser realizado em menos tempo;
  • Envolver menor quantidade de sangue;
  • Reduzir inchaço e manchas roxas.

Outro benefício é que, no geral, proporciona um pós-operatório mais tranquilo.

E alguns especialistas afirmam que a técnica de vibrolipoaspiração e vibrolipoescultura atinge um número menor de vasos sanguíneos. Por isso reduz as marcas roxas na pele. Porém, como dissemos antes, isto é só uma hipótese, ainda não foi comprovado cientificamente.

É importante ressaltar que os benefícios citados poderão acontecer ou não, dependendo de cada paciente.

Isto porque há muitas variantes envolvidas e a principal delas é a quantidade de gordura que será retirada. Há interferência também no tempo de duração da cirurgia, normalmente entre 2 e 3 horas. 

Fonte: Dream Plastic

beijos, Fran
13/06 2022
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

Topo