1) É realizada a demarcação do excesso de pele flácida localizada no abdomên. A extensão da marcação, dependerá da quantidade de flacidez presente e quanto maior a quantidade de pele flácida, maior o tamanho da cicatriz a qual, pode ser desde semelhante ao de uma cesárea até a extensão de uma crista ilíaca a outra.
2) Após, são realizadas incisões na pele na área marcada previamente e retirado o retalho abdominal. No caso da lipoabdominoplastia, a lipoaspiração é realizada antes da retirada do retalho abdominal.
3) É realizada a plicatura (costura) do músculo reto abdominal, o qual funciona como uma cinta interna afinando a cintura.
4) É realizado o fechamento da pele e o correto posicionamento da cicatriz umbilical.
A recuperação e cicatrização completa da pele é um processo que passa por etapas e requer paciência Na primeira etapa é comum que ela fique alargada e com uma tonalidade escurecida. O clareamento se dá gradualmente e após o décimo segundo mês a tonalidade fica bem próxima da coloração restante da pele. A cicatrização causa preocupação nos pacientes, mas é um processo natural e gradativo, logo nenhuma avaliação de resultado final pode ser dada antes do décimo oitavo mês.
Tenho quase um ano que fiz abdominoplastia. Meu umbigo ainda vai mudar?