O tamanho da cicatriz de abdominoplastia pode variar de acordo com a quantidade de pele que será retirada da paciente. Algumas mulheres têm bastante excesso de pele e outras têm bem pouco.
Portanto, apenas na consulta médica será possível estimar o tamanho final da marca de cicatrização. Já que não existe uma técnica padrão, mas um procedimento personalizado para atender a necessidade de cada paciente.
Sendo assim, o que vai definir o tamanho da cicatriz após abdominoplastia é justamente a técnica utilizada no procedimento. Que pode ser:
- Mini abdominoplastia
Destinada apenas para pacientes relativamente magras, que querem remover um pequeno excesso de pele.
Onde fica a marca? Será menor e ficará na altura da cesárea.
- Abdominoplastia Clássica
Indicada para mulheres com áreas maiores de gordura na região abdominal.
Onde fica a marca? Vai de um lado a outro acima dos pelos pubianos na linha dos quadris.
- Abdominoplastia em Âncora
Ideal para quem perdeu muito peso, por isso é comum após a bariátrica.
Onde fica a marca? Fica em forma de “T” invertido e lembra uma âncora.
Vale ressaltar que, independentemente da técnica, o cirurgião plástico procura deixar as cicatrizes em locais que sejam mais discretos. Assim a paciente não ficará constrangida ao usar biquínis ou lingeries.
O que mais impacta na qualidade das cicatrizes é a pele. Por exemplo, negros e asiáticos tendem a ter uma má formação de cicatrizes, por características genéticas.
Outro ponto extremamente importante é a técnica usada pelo cirurgião, mais especificamente o tipo de corte feito na paciente.
Em nosso corpo existem inúmeras linhas imaginárias que correspondem aos pontos de tensão. Quando há a aplicação adequada da tensão, o organismo favorece a reorganização do colágeno (responsável pela cicatrização).
No caso das cirurgias plásticas, os médicos procuram ter um cuidado maior, por se tratar de uma cirurgia estética. Especialmente ao fazer a sutura, ou seja, os pontos da cicatrização.
Fonte: Dream Plastic