Não existe nenhum protocolo firmado a respeito do peso ideal para se submeter a uma cirurgia plástica. O que é consenso entre todos os especialistas é que, quanto mais próximo do peso ideal ,melhor será esse resultado e que pacientes com obesidade apresentam muitos riscos associados a cirurgia.
A organização mundial de saúde recomenda a utilização do IMC como parâmetro para determinar se o peso está ou não adequado para a sua altura. Entendo que calcular IMC não resolve todos os problemas. Este é apenas um parâmetro e não leva em conta outros fatores como :sexo, idade, condicionamento físico e a estrutura corporal.
O importante é ter uma vida saudável, com um peso o mais próximo possível do IMC=25 e que não ultrapasse o IMC de 30, mas que te deixe satisfeito(a) com seu corpo. Em diversos casos a cirurgia plástica pode te ajudar a eliminar a gordurinha localizada ou o excesso de peso das mamas ou de flacidez no abdome, fornecendo um ânimo para você se cuidar mais através de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, mantendo assim o resultado alcançado e, por conseguinte, tendo uma vida saudável!
Fonte: Dr. Moises de Melo