A cirurgia plástica tem a finalidade de deixar a pessoa de bem com o corpo e trazer um novo visual ao paciente. Portanto, ela deve ser realizada quando o paciente estiver num bom estado de saúde. Os exames pedidos variam de acordo com cada cirurgia. Outros exames podem ser necessários de acordo com cada caso. Esta lista tem apenas os principais exames pré operatórios para uma cirurgia plástica. Porém, seu cirurgião pode pedir mais ou menos exames, dependendo do tipo de cirurgia e complexidade do seu caso.
Os exames mais comuns são:
Hemograma
É um exame de sangue completo, e detecta, por exemplo, a anemia. Denuncia também se a pessoa possui alguma infecção ou outra doença ainda não identificada pelo paciente. O exame de HIV também é solicitado para detectar a AIDS. Para garantir a segurança da equipe médica e do paciente.
Coagulograma
Este exame identifica o grau de coagulação do sangue ou a presença de algum distúrbio. Algumas pessoas possuem anomalias que aceleram a coagulação sanguínea, enquanto outras pessoas têm problemas para que o sangue coagule na velocidade certa. Isso não chega a impedir a cirurgia, mas pode agravar a recuperação do paciente.
Eletrocardiograma
O exame é rápido e indolor e detecta problemas no coração, que causam transtornos na operação. Se algum problema for detectado é preciso se consultar com um cardiologista antes da cirurgia.
O risco cirúrgico é sempre pedido antes da realização da cirurgia.
Glicemia
Através do sangue é possível detectar o diabetes, que pode impedir ( em alguns casos ) a realização da operação. Pois, poderia provocar coágulos, infecções, má cicatrização e acidentes vasculares.
Uréia e creatinina
Este exame avalia se as funções renais estão perfeitas. No caso da lipoaspiração, que infiltra substâncias para inchar a pele, é fundamental que os rins estejam trabalhando para eliminar toda a substância injetada no final da operação. Caso isso não ocorra, há risco do paciente sofrer um choque após a cirurgia.
Raio X do tórax
Em caso de pacientes fumantes é necessário. A função pulmonar deve ser avaliada para evitar problemas durante a cirurgia.
Alguns exames são específicos, e cabe ao próprio paciente tomar a iniciativa e comunicar seu médico. Por exemplo, quem tem problemas de visão deve procurar o seu oftalmologista e comentar sobre o desejo de fazer uma cirurgia plástica nessa região, ou ainda, mulheres que farão cirurgia nas mamas é sempre bom avisar o seu ginecologista ou mastologista.
Mamoplastia de aumento (silicone), mamoplastia redutora e mastopexia
Para as cirurgias da mama, além dos exames padrões de sangue e urina, é essencial que a paciente passe por uma ultrassonografia para identificar se há alguma irregularidade com as mamas.
Abdominoplastia e lipoaspiração
A ultrassonografia de abdômen e a ultrassonografia de parede abdominal são indicadas na abdominoplastia e lipoaspiração.
Rinoplastia
Na rinoplastia é necessário um exame especial, a tomografia de seios da face, que analisa melhor a estrutura interna dos ossos do crânio e da face.
Fonte: Fique Linda/Tempo Cirurgia Plástica/Google