Qualquer pessoa pode desenvolver um abdômen flácido e as causas mais comuns são:
- Gravidez
- Envelhecimento
- Oscilações no peso
- Hereditariedade
O que é flacidez?
O enfraquecimento das fibras de colágeno e a falta de elasticidade do tecido forma a frouxidão da pele (flacidez).
Esse processo ocorre de forma natural e também por meio de influências. Há duas situações em que a flacidez na barriga pode ganhar mais destaque.
Em mulheres que são relativamente magras, tem até um corpo bonito, mas a frouxidão na barriga surge para atrapalhar esteticamente.
A outra situação acontece em mulheres que passaram dos 40 anos. Nesse período, a produção de colágeno diminui e a pele vai sendo substituída por outro tecido, menos elástico e mais fibroso.
O colágeno é responsável por formar fibras que dão sustentação à pele, evitando o aspecto de flacidez na barriga. Quando há uma perda desta proteína, fica difícil o abdômen continuar com a aparência durinha.
Outro ponto importante é que existem fatores externos que podem antecipar o envelhecimento da pele, como o sol e o cigarro.
Tratar a pele flácida não é nada fácil!
Por isso, quando nada der certo, (Radiofrequência para flacidez, Exercícios físicos, Alimentação adequada),
a opção mais assertiva é a cirurgia plástica na barriga. Também conhecida como abdominoplastia, um procedimento capaz de reparar o tecido muscular.
Às vezes acontece da mulher sofrer com estrias e barriga flácida depois da gravidez, por isso a cirurgia plástica é sempre muito procurada depois do parto.
Mas lembre-se: você precisa esperar pelo menos 6 meses para a realização desse tipo de procedimento. Pois, como o corpo acabou de passar pela gestação, ele precisa se recuperar antes de passar por outra intervenção.
O passo a passo da abdominoplastia consiste:
- O cirurgião plástico faz um corte transversal acima da região pubiana
- Realiza o descolamento do tecido até o nível do umbigo
- Aproxima os músculos um do outro novamente (com uma amarração)
- Estica e remove a pela que está sobrando
O resultado que a cirurgia proporciona pode ser visto tanto fisicamente quanto no psicológico da paciente. Pois além de retirar o excesso de pele, também ajuda a devolver a autoestima da mulher. Sem contar na felicidade de ver que o contorno corporal existente mesmo depois das gestações.
Fonte: Dream Plastic