Plásticas
0 Comentários

Estrias

As estrias são cicatrizes formadas pelo rompimento das fibras que dão elasticidade à pele. Elas surgem quando a pele precisa se esticar rapidamente.Ou seja, é um processo natural, já que em algumas fases da vida o nosso corpo transforma-se. Mas com este artigo você vai aprender a evitar isso.

estrias roxas branca
Qual é o seu tipo de estrias?

Basicamente, existem 2 tipos de estrias: as vermelhas, que às vezes parecem ser roxas, e as brancas, mais profundas e marcadas.

Na imagem abaixo você consegue entender melhor o que acontece no nosso corpo:

 o que sao estrias
Veja a diferença de um corpo com e sem estrias

#Curiosidade: a pele branca tem mais tendência a ter estrias do que a pele negra. Entretanto, quando as vermelhas tornam-se brancas elas ficam mais visíveis na pele negra, por conta do tom de pele. 

O que causa as estrias?

A causa das estrias roxas e brancas está relacionada a dois fatores: ao processo de engordar e emagrecer, e ao aumento da cortisona no sistema nervoso. A cortisona é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo.

o que da estria
O efeito sanfona é uma das principais causas.

Em grandes quantidades, ela pode diminuir a elasticidade do corpo, fazendo com que apareçam marcas na pele.

O que dá estria? 5 situações frequentes!

  1. 1ª gravidez: durantes os 9 meses da gravidez, a mulher ganha peso e a pele estica rapidamente. Nesse período podem nascer estrias na barriga. Na 2º gravidez tendem a diminuir, porque a pele já está mais flácida.
  2. Junk Food: alimentos gordurosos com excesso de sal ou açúcar são inimigos da pele lisinha. Esse tipo de alimento aumenta a gordura corporal e favorece a retenção de líquido, fazendo o corpo esticar.
  3. Puberdade: entre os 8 e 13 anos de idade ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas no organismo. É a fase do crescimento. Portanto, a pele estica e muitas meninas, assim como a Malu, veem o aparecimento de estrias roxas tão cedo.
  4. Anabolizantes: é comum aparecerem tirinhas na pele em pessoas que treinam e tomam esteroides anabolizantes por conta da hipertrofia do músculo. Afinal,  crescimento acontece de forma abrupta e o corpo não suporta.
  5. Genética: o fator hereditário aumenta, e muito, as chances da pele ficar marcada. Portanto, se as mulheres da sua família têm estrias, os cuidados devem ser redobrados.

Estrias vermelhas

Estrias vermelhas são as mais recentes e passam por três fases. A da Inflamação, quando são vermelhas ou roxas e podem coçar e doer. A fase Intermediária, quando são inflamadas e começam a se curar. E a fase Atrófica, quando a cor vermelha transforma-se em branca.

Foi assim que aconteceu com a Malu, primeiro apareceram algumas tirinhas avermelhadas, que coçavam e às vezes até doíam.

A Malu era só uma criança, então não pensava na aparência do corpo.

Até ver as tirinhas vermelhas se transformarem em brancas.

A autoestima dela foi ficando cada vez mais frágil, e quando saia com as amigas era frustrante.

Pois tinha vergonha de usar uma saia e notar que outras pessoas a comparavam com suas colegas que NÃO tinham marcas na perna.

Você consegue imaginar como a Malu se transformou numa adolescente insegura e obcecada por estrias?

Estrias vermelhas somem com o tempo: Fato ou fake?

As estrias vermelhas ou roxas não somem. Mas são mais fáceis de serem tratadas porque não passaram pelo processo de cicatrização.

Ou seja, se você cuidar delas nessa fase, a probabilidade das estrias vermelhas saírem, ficando finas e discretas, são altas! Então é:

FAKE!

Por isso, os remédios e cremes caseiros apresentados neste artigo serão úteis para prevenir e diminuir esse tipo de estrias.

Infelizmente, a Malu não soube disso até os 16 anos.

E as suas tirinhas vermelhas ficaram brancas e bem marcadas. Ao passar a mão, ela conseguia sentir a pele mais espessa.

Estrias brancas

As estrias brancas são as mais antigas. Diferentemente das vermelhas, as brancas podem ter textura e relevo. São levemente enrugadas e “altas”. Não coçam e não doem. Porque já passaram pelo processo de inflamação.

Você já se perguntou se estrias brancas somem?

As estrias brancas são cicatrizes permanentes. Então, infelizmente NÃO! Mas existem maneiras de preveni-las com cremes e pomadas.

Portanto, se algum tratamento caseiro prometer acabar com essas marquinhas, desconfie!

Fonte: Dream Plastic

beijos, Fran
26/03 2021
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

Topo