Se você está interessada em dar uma nova cara para as suas mamas, então é preciso conhecer mais sobre esse assunto que muitas vezes passa despercebido.
Várias pacientes se esquecem de perguntar sobre a qualidade do material da prótese que será utilizada e, infelizmente, depois acabam sofrendo as consequências.
É claro que o cirurgião especialista e experiente vai escolher o melhor para a sua paciente, mas é importante que você também saiba avaliar a procedência do material para não correr o risco de ser enganada.
Se até quando vamos mudar a cor do cabelo nós buscamos pelo melhor profissional e pela tinta que vai agredir menos os fios. Então, por que com os implantes de silicone seria diferente?
Vale lembrar que as próteses de má qualidade podem estragar o resultado da sua cirurgia, lhe trazer muitas dores de cabeça, além de problemas precoces, como a contratura capsular.
Basicamente, são três os aspectos mais importantes:
- Selo de certificação da Anvisa e teste do Inmetro
- Textura e revestimento das próteses
- Garantia contra rupturas e rejeição do organismo
Então, como identificar qual a melhor marca de prótese de silicone? Sem dúvidas, o primeiro passo é separar as marcas de prótese de silicone aprovadas, daquelas que não são aprovadas.
Daí entra a grande importância dos órgãos fiscalizadores: eles são os responsáveis por aplicar testes bem específicos para avaliar a qualidade, confiabilidade e resistência do material.
Os produtos voltados para a saúde precisam de uma fiscalização maior, por isso que a inspeção é tão importante, a partir dela será possível detectar problemas que futuramente podem prejudicar o resultado da cirurgia e trazer danos para a paciente.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) definiu os critérios que as fabricantes e importadoras de próteses de silicone devem atender para receber o selo de qualidade exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os produtos são analisados em laboratórios credenciados pelo Inmetro, onde uma equipe de especialistas realiza diversos testes para verificar:
- A resistência da prótese
- A composição do material
- Se há substâncias tóxicas nos implantes
- Sem essa certificação as próteses não podem ser comercializadas no Brasil. Isso é tão sério que o lote sai da fábrica direto para a fiscalização da Anvisa. Sendo assim, o cirurgião apenas consegue comprar prótese de silicone após ela receber o selo comprovando sua qualidade.
Vale lembrar que a Anvisa apenas se compromete a realizar o teste de qualidade em próteses comercializadas regularmente no Brasil. Portanto, produtos vendidos clandestinamente não serão avaliados e não terão o selo de qualidade do Inmetro.
O selo de qualidade é um passo importante para garantir a segurança das pacientes.
Você deve ficar atenta a esse detalhe, pois comprova que os implantes estão aptos para serem usados.
Fonte: Dream Plastic