A lipo a laser, tecnicamente conhecida como laserlipólise, é mais um procedimento cirúrgico que promete remover as gorduras localizadas.
A grande diferença da técnica tradicional é que na lipoaspiração a laser a cânula usada contém uma fibra ótica. Essa luz ajuda a romper a gordura antes de ela ser aspirada.
No mais, o procedimento é muito parecido com a lipoaspiração comum.
Lipolaser como funciona?
Assim como na lipoaspiração tradicional, a paciente é submetida à anestesia. Na lipolaser, geralmente, é indicada a peridural ou a geral.
O que define o uso da anestesia peridural é a experiência do anestesiologista. Isto porque esta opção exige que seja aplicada com uma técnica mais apurada, que apenas um anestesista especializado em plástica tem.
Além disso, vale ressaltar que o procedimento cirúrgico deve ser feito em um ambiente hospitalar devidamente equipado.
Veja a seguir o passo a passo da lipoaspiração a laser:
- Passo 1
O médico prepara e introduz na paciente uma solução com soro fisiológico e adrenalina. Esta técnica, chamada de Lipo tumescente, serve para reduzir o sangramento e melhorar a retirada da gordura.
- Passo 2
Depois a cânula é inserida na pele através de pequenas incisões.
O laser, com fibra ótica acoplada, é levado até os depósitos de gordura. A cânula faz movimentos de vai e vem para abranger uma área maior.
As membranas das células de gordura são quebradas, fazendo com que elas se dissolvam. Essa consistência facilita a aspiração, que é o passo seguinte da cirurgia.
- Passo 3
A gordura é sugada para fora do corpo por meio de um aspirador cirúrgico. No término do procedimento as incisões são fechadas com sutura, embora algumas sejam tão pequenas que cicatrizam sem pontos.
Se a paciente desejar fazer uma lipoescultura laser, então o médico vai utilizar dessa gordura para colocar em outra região do corpo.
Em quais regiões a lipo a laser pode ser feita?
Assim como a técnica convencional, a lipoaspiração a laser pode ser feita no abdômen, cintura, costas, coxas, joelhos, culotes, rosto e até lipo laser na papada.
Da mesma forma, a sua realização é indicada apenas para modelar o corpo e não oferece benefícios a quem quer emagrecer. O procedimento é ideal para reduzir medidas.
Vantagens e desvantagens da lipolaser
A técnica da lipo com laser promete alguns benefícios não apresentados na intervenção convencional. Como:
- Melhora a flacidez da região tratada: o laser estimula a produção de colágeno, que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele.
- Reduz drasticamente as manchas roxas: a cauterização dos vasos sanguíneos permite menos sangramento após a cirurgia.
A lipoaspiração a laser oferece riscos que não são verificados no método tradicional. Além daqueles comuns em todas as cirurgias plásticas, a utilização do laser pode causar problemas estéticos que interferem significativamente nos resultados do procedimento. Entre eles estão:
- Queimadura da pele: pode ocorrer quando a energia do laser se concentra em foco na mesma região por um longo período de exposição.
- Irregularidades na pele: devido à produção excessiva de colágeno, a cicatrização interna pode ficar desregulada. Pode até causar ondas na região lipoaspirada.
- Necrose da pele: a cauterização dos vasos sanguíneos pode levar à necrose da pele. Ou seja, a morte do tecido.
- Entupimento da cânula: a lipolaser é feita com uma cânula menor do que a utilizada na convencional. Por isso, há o risco da gordura ficar retida no tubo durante a cirurgia. O que pode colocar a paciente em risco e comprometer os resultados da cirurgia plástica.
Recuperação após a lipo a laser
Os procedimentos a laser, geralmente, são vistos como mais modernos, seguros e praticamente indolores pela maioria das pessoas. A técnica levada à lipoaspiração promete, além desses benefícios, uma recuperação mais rápida.
No entanto, independente do procedimento a laser ou não, o corpo precisa de um período para se recuperar da intervenção cirúrgica.
Por isso, é recomendado que a paciente permaneça em repouso nos primeiros dias (cerca de 3 a 7 dias). Mas somente depois de 20 dias que a paciente poderá realizar as atividades cotidianas.
Nas primeiras semanas é comum sentir dor no local da cirurgia. Por isso, o médico vai receitar analgésicos para aliviar o desconforto.
O uso da cinta modeladora será indispensável por no mínimo 45 dias. Outro ponto importante, que deve ser evitado, é o sol.
A exposição ao sol pode causar manchas permanentes na pele. Por isso, enquanto os edemas permanecerem fuja dele.
O preço da lipo a laser é mais caro?
É mais caro sim. Na lipoaspiração a laser preço pode variar se for comparado com a tradicional. Estima-se que ela pode ser no mínimo 30% mais cara.
Essa diferença acontece, pois o equipamento a laser tem alto custo. E, geralmente, os médicos precisam recorrer ao fornecedor para alugar o aparelho. Este valor adicional, obviamente, fica incluso no preço final pago pela paciente.
Outras variáveis que podem alterar o preço da lipo laser é a região que o procedimento será feito. Por exemplo, as cânulas usadas em uma lipo no braço são diferentes daquelas usadas no abdômen. O que acarreta em um acréscimo no preço.
Em todo caso, a paciente precisa avaliar e colocar na balança: Será que vale a pena pagar a mais por um procedimento que é muito semelhante a lipo tradicional?
Pois, apesar da fama de inovador, os benefícios da cirurgia não diferem muito daqueles que estamos acostumadas. Assim como o resultado final.
Portanto, somente o cirurgião plástico poderá te dizer qual o valor de uma lipo a laser. Diagnóstico feito em uma avaliação presencial, pois existem muitos dados que devem ser avaliados, como o perfil, as medidas da paciente, dentre outras coisas.
Fonte: Dream Plastic