Haver flacidez de pele ou das estruturas profundas da face.
O que o lifting recupera de fato?
A flacidez e a queda da face. Não EXISTE nenhuma melhoria da qualidade de pele relativa a manchas, sinais ou de efeitos nocivos provocados pelo sol.
Tem idade mínima ou máxima para se fazer este procedimento?
Em geral, se indica a cirurgia a partir dos 45 anos, porém há casos de grandes perdas de peso em que a cirurgia pode ser indicada pelo menos 10 anos antes. O limite superior vai estar mais atrelado à saúde que propriamente à idade.
Pré-operatório?
É necessário fazer todos os exames Pré-operatórios.
No dia anterior à realização do procedimento, o ideal é que o paciente lave o cabelo sem fazer uso de hidratantes ou qualquer gel de fixação.
No caso dos pacientes que pintam os cabelos, é recomendado fazer uso da tintura até três dias antes da operação; após o procedimento só é possível voltar a tingir os fios depois de três semanas.
Como é a técnica utilizada no lifting facial?
Existem inúmeras técnicas na dependência dos problemas apresentados pelas pacientes, mas, em geral, são feitos cortes pequenos em determinados pontos do rosto, principalmente próximos às orelhas, através dos quais reposicionamos a musculatura e depois colocamos a pele de volta no lugar. Isso garante que a pele não fique com aquele ar “repuxado”, mas sim com um ar mais descansado, parecendo mais nova mesmo.
Anestesia?
Geral ou local com sedação.
Duração?
De duas a cinco horas.
Tempo de internação?
Em torno de 24 horas.
Pós-operatório?
Entre o quinto e o 15º dia após a cirurgia é possível retirar os pontos. Recomenda-se retornar às atividades rotineiras apenas depois de duas semanas.
É importante que o paciente mantenha a cabeça elevada enquanto estiver deitado, porque isso diminui o inchaço pós-operatório e evita incômodos durante o processo de recuperação. Para aliviar o inchaço também podem ser feitas compressas de água fria.
Nos primeiros 30 dias que sucedem a cirurgia, é necessário evitar exposições ao sol. O uso de protetor solar deve ser feito diariamente.
Sessões de drenagem linfática facial aceleram a recuperação do processo inflamatório e diminuem o inchaço e possíveis hematomas oriundos da cirurgia.
Envelhecer ainda é um tabu para todos, porém por que não o fazer com “dignidade”? É o que a cirurgia plástica moderna oferece.