A região do colo e dos seios pede os mesmos cuidados do rosto.
O ideal é lembrar-se dos seios e do colo na rotina de beleza, e hidratar a região duas vezes ao dia: “Aplique um protetor solar hidratante de dia e um produto para renovação celular à noite”, ensina o dermatologista Jardis Volpe, da Clínica Volpe, em São Paulo.
Para não errar na hora de escolher um bom creme, procure na fórmula ingredientes hidratantes como ureia, vitamina E, alantoina, ceramidas combinados com óleos, que podem ser de oliva, amêndoas, semente de uva, macadâmia, argan, entre outros. Os óleos formam um filme protetor contra perda de água.
Para prevenir e combater os danos do fotoenvelhecimento, escolha cremes com ácido glicólico ou retinóico. Aplique preferencialmente após o banho em massagens circulares. E nunca se esqueça do filtro solar, que pode ser o mesmo usado no rosto, com FPS 30 no mínimo.
Se manchas e estrias já estão instaladas na região, é possível recuperar a beleza da pele no consultório do dermatologista. Os tratamentos mais modernos combinam a aplicação de hidratantes injetáveis, compostos à base de ácido hialurônico, com sessões de laser ou luz pulsada.
Tops e sutiãs são amigos do peito
A função primordial do sutiã está em seu nome. Em francês, “soutien” significa “suportar”, e a peça do vestuário feminino deve fazer isso mesmo: sustentar os seios, para que eles resistam um pouco à lei da gravidade, que puxa tudo para baixo.
Para fazer esportes, não abra mão de um top adequado, que não deixe que os seios se movimentem muito ao correr ou pular. Exercícios de alto impacto sem um suporte adequado, além de fazer os seios caírem, podem causar dores nas costas.
Para a hora de dormir, sutiãs com recheio de espuma entre os seios evitam a formação de rugas no colo de quem dorme de lado
Na hora de dormir, usar ou não sutiã é opcional. “Quando estamos deitadas os seios sofrem menos com a ação da gravidade”, afirma a dermatologista Ligia Kogos. Mas o uso da peça durante o sono não é prejudicial. Algumas marcas de lingerie têm em seus catálogos um sutiã desenhado especialmente para a hora de dormir. Com uma manta acolchoada entre os seios, a peça evita que se formem rugas verticais no colo, um problema comum para quem dorme de lado.
Quando a plástica é a solução
Se o problema é flacidez, não há creme firmador que dê jeito. Embora os cosméticos melhorem a aparência da pele, não têm o poder de levantar o que a gravidade derrubou. Nestes casos, a solução é a plástica para levantar os seios, ou mastopexia.
Para aumentar os seios, a única opção também é a cirurgia plástica, com implantes de silicone. Embora existam cremes e sprays no mercado que prometem aumentar o volume das mamas, o efeito não é comprovado.
Fonte:delas/ig