Plásticas Saúde & Beleza
0 Comentários

Peeling de fenol

FORMULAÇÕES DE PEELINGS QUÍMICOS: PEELING DE FENOL

por: Colunista Portal – Educação
O peeling de fenol atinge a derme papilar
O fenol é uma substância líquida e oleosa derivada do carvão mineral que foi desenvolvida inicialmente para assepsia de ferimentos. Com o tempo, observou-se que a ferida tratada com fenol tinha sua aparência rejuvenescida além de ter a infecção amenizada. A partir daí passou-se a usar o fenol para a realização de peelings químicos. O primeiro trabalho com o peeling de fenol data de 1903, quando o dermatologista americano George Mackee utilizou-se da substância para tratar cicatrizes de acne (Zamarian, 2011).No início da década de 60, Thomas Baker propôs uma metodologia para o uso do peeling de fenol de forma sistemática e segura. Desde então médicos e estudiosos do mundo inteiro, que se interessaram pelo procedimento, tentam aperfeiçoar a técnica do peeling de fenol de Baker (Zamarian, 2011).

Por ser uma substância ácida, o fenol penetra e corrói a pele, até atingir a camada basal da epiderme, destruindo-a parcialmente. Em seguida, o peeling de fenol atinge a derme papilar e agride a irrigação local. Neste ponto em que o peeling de fenol para de agir, pois os vasos agredidos liberam substâncias que neutralizam sua ação. É por isso que o peeling de fenol é considerado um peeling autolimitante e de uso seguro (Zamarian, 2011).

O peeling de fenol alcança resultados muito satisfatórios sendo capaz de remoçar uma face em até 20 anos sem cirurgia, removendo manchas resistentes e rugas profundas. A aplicação se dá em centro cirúrgico, tendo seu tempo de duração aproximado em uma hora, por exigir mais cuidados. É indolor, devido à sedação hospitalar. Logo após o procedimento a pele permanece um pouco vermelha e inchada. Cristas se formam e caem em até sete dias (Zamarian, 2011).

Indicações e contraindicaçõesSão indicações para o uso do peeling de fenol (Zamarian, 2011):

-Rejuvenescimento facial intenso;

-Clareamento da pele;

-Rugas profundas;

-Sardas;

-Melasmas;

-Manchas causadas pelo sol;

-Sequelas de acne;

-Cicatrizes;

– Queratoses solares e seborreicas.

Fonte:Portaleducacao
beijos, Fran
28/05 2013
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

Topo