
É possível, sim, realizar a Mastopexia sem Prótese!! Com as técnicas de remodelamento glandular e remoção de pele (com cicatriz resultante em T invertido) podemos redistribuir o volume mamário melhorar o contorno, e principalmente elevar todo complexo mamário junto com as areolas!
Normalmente como reduzimos parte do volume que apresenta caimento mais importante, além de bastante redução de pele, acaba por reduzir pouco o volume final! Esse aspecto é sempre discutido com a paciente, podendo-se preservar mais ou reduzir mais, o volume das mamas, associado ao Lifting!!
Técnicas de Mastopexia
A técnica mais conhecida é a com prótese, quando o procedimento foca em reduzir os excessos de pele, gordura e flacidez, associando-se o Lifting à colocação do implante mamário de silicone! Nesse caso, em geral objetiva-se um aumento do volume final das mamas, melhorando a consistência nos casos de mamas muito flácidas! Pode ser uma excelente escolha para o Lifting em pacientes com mamas pequenas ou médias para pequenas, com extrema flacidez!
A escolha de utilizar ou não a prótese acaba sendo extremamente individualização, levando em consideração diversos fatores como por exemplo: volume, textura e densidade do tecido mamário, grau de flacidez, grau da queda das mamas, além claro, da vontade ou não da paciente ter um implante!
Quais são os Procedimentos Associados à Mastopexia sem Prótese?
Muito comum associarmos uma lipoaspiração complementar, principalmente nas axilas e parte lateral das mamas, sendo que com a gordura final resultante podemos realizar a Lipoenxertia mamária, auxiliando na simetrização e valorização natural do colo!!
Costuma proporcionar resultado bastante natural, associado a grande elevação das mamas, podendo ser excelente opção para pacientes que possuem mamas médias ou médias para grandes, especialmente se apresentarem mama firme, densa e consistente, aspecto que ajuda bastante no contorno e sustentação do resultado!
Fonte: Dr. Rafael Manzini


