Cabelo > Queda de cabelo – A Causa
A queda capilar atinge milhares de pessoas de ambos os sexos e idades variadas ao redor do mundo. Embora seja um processo considerado natural, a perda excessiva dos fios é um problema que envolve múltiplos fatores, principalmente no que diz respeito ao universo feminino.
Nos homens, o principal fator responsável pela queda capilar é a genética, totalizando 99% dos casos. Nas mulheres, essa porcentagem é de 70%. Os outros 30% estão relacionados a diversos fatores que vão desde uma alimentação pobre em nutrientes até a utilização excessiva de produtos no couro cabeludo.
As mulheres são mais atingidas pelas alterações hormonais que podem acontecer após o parto, devido à utilização de pílulas anticoncepcionais ou até mesmo à menopausa. As alterações hormonais estão diretamente relacionadas à qualidade dos fios. O estresse também pode interferir nos cabelos, gerando fios fracos que ocasionam a perda súbita de volume capilar, assim como uma alimentação inadequada. Desequilíbrios nutricionais, falta de vitaminas e minerais podem causar a queda de cabelo. A ausência de vitamina A, por exemplo, resulta na escamação do couro cabeludo, prejudicando os fios.
Além de fatores relacionados à saúde da paciente, outros pontos podem prejudicar o cabelo. Apertar e puxar demais os fios com penteados, como o rabo-de-cavalo, enfraquece-os, bem como escovações excessivas. A utilização de tinturas e, principalmente, a aplicação exagerada de água oxigenada, podem ocasionar danos aos fios, tornando-os finos, secos e ásperos, deixando o cabelo quebradiço.
Para fugir destes problemas, aconselha-se evitar dietas sem o acompanhamento de um especialista, utilizar xampus suaves na lavagem dos fios, não pentear com muita força os cabelos, principalmente enquanto eles estiveram molhados. É preciso também evitar substâncias químicas agressivas presentes em alguns produtos. Sempre é recomendado que se procure um médico dermatologista para avaliar a causa da queda excessiva de cabelos.
Fonte:http:Masterhealth