© iStock
Manter uma barriga lisinha e livre daquelas gordurinhas extras é o sonho de muitas, mas privilégio de poucas. Mesmo com a prática de exercícios e uma dieta regrada, a tarefa não é tão fácil assim. Às vezes, a cirurgia plástica é a única forma de definir a barriga. Se esse for o caso, a dúvida que fica é em relação a qual procedimento deve ser adotado: LIPOASPIRAÇÃO no abdome ou ABDOMINOPLASTIA?
A LIPOASPIRAÇÃO e a ABDOMINOPLASTIA são as intervenções mais indicadas. As duas têm como finalidade acabar com o excesso de gordura e melhorar o contorno corporal, mas possuem algumas diferenças cruciais.
LIPOASPIRAÇÃO:
A lipoaspiração é perfeita para acabar com a gordura localizada e redefinir o contorno corporal principalmente quando utilizamos esta gordura para, por exemplo, aumento dos glúteos (lipoescultura), porém, ela não consegue eliminar as gordurinhas que estão abaixo dos músculos “(isso somente com o emagrecimento). Além disso, destaco outra importante diferença entre as duas intervenções: “Algumas mulheres optam pela abdominoplastia com o objetivo de redefinir a silhueta e acabar com a barriga flácida”. Porém, após a cirurgia muitas reclamam da cicatriz grande que permanece na parte inferior do abdômen e que fica visível dependendo da roupa utilizada. Já a lipo deixa cicatrizes bem menores”.
ABDOMINOPLASTIA:
Este procedimento consiste na retirada do excesso de pele, da gordura local e do reposicionamento do músculo reto abdominal que permanece com as bandas afastadas após gestações geralmente. Por mais que tentemos reposicionar este músculo com a prática de atividade física isso não será mais possível, este permanecera com a diástase muscular (afastamento) que somente será corrigida com a plicatura(pontos) do mesmo.
Assim conseguimos ficar com um abdômen definido e sem flacidez.
Lembro a vocês que pacientes que ainda não possuem filhos e que desejam engravidar somente poderão realizar este procedimento se forem ex-obesas; pois engravidar após abdominoplastia pode causar o aparecimento de estrias, dor na gestação além de perder o resultado do procedimento.
Fonte: Dra Fabiana Valera