Plásticas
0 Comentários

Cirurgia bariátrica e a gravidez

 
Uma das maneiras de combater a obesidade e acelerar o processo de emagrecimento é a cirurgia bariátrica. Também conhecida como redução de estômago, a operação ainda gera desconfiança nas mulheres que pretendem engravidar.
Se você é uma delas, não há motivos para desespero. Com os cuidados necessários, a gravidez pode até ser mais saudável depois da cirurgia.
Principais dúvidas
A primeira dúvida das futuras mamães é saber quanto tempo após a operação é permitido engravidar. Essa questão não tem uma resposta única e depende da evolução do caso. O ideal é aguardar até que a paciente consiga manter o peso esperado.
“É preciso seguir a recomendação do médico que fez a cirurgia bariátrica”, explica Karina Zulli, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo. “Eles geralmente pedem um ano.”
Quem engravidar antes do período proposto pode comprometer a eficiência da cirurgia. Em alguns casos, corre o risco até de perder os benefícios da operação. “Existe uma meta a ser alcançada, o que leva tempo. Não é porque reduziu o estômago que isso vai ser resolvido obrigatoriamente”, avisa Karina. Portanto, o recomendado é que o médico autorize a gravidez e acompanhe também o pré-natal.
Outro aspecto que precisa de atenção é a nutrição. Após a cirurgia, é normal que as mulheres sofram alterações no consumo de alimentos. “Elas têm uma absorção reduzida, já que um pedaço do estomago foi retirado”, explica Karina. O ideal é fazer um acompanhamento para conferir se todos os nutrientes necessários estão sendo oferecidos corretamente ao bebê. Na maioria das vezes, são indicados complementos vitamínicos.
Emagrecer facilita a gravidez
Se você está em dúvida entre engravidar ou fazer a redução de estômago primeiro, saiba que apostar na cirurgia antes pode até deixar a gestação mais saudável. “Com o peso excessivo, há um risco muito maior de morbidade obstétrica”, informa Karina. “Há também uma chance maior de pressão alta e diabetes.”
Outro benefício da cirurgia é que a chance de engravidar aumenta após a perda de peso, segundo a médica. “A gordura acumula um hormônio derivado do estrogênio. O excesso desse hormônio acaba dificultando a ovulação da paciente”, revela.
Com esses cuidados em dia, a cirurgia bariátrica não interfere na gravidez. Depois do período recomendado, você pode começar uma nova fase da vida – com a autoestima em alta e uma gestação saudável.
 
FONTE: Portal Meu Bebê
beijos, Fran
26/10 2013
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

Topo