Os cuidados no pós-operatório e as orientações dadas pelo médico são quase tão importantes quanto o ato cirúrgico. Por isso, é importante estar atento as instruções e segui-las adequadamente.
Um fator importante para o sucesso do pós-operatório é o uso da malha cirúrgica de compreensão.
Mas qual o efeito da malha? Serve apenas para modelar o corpo?
A malha usada no pós operatório exerce uma compressão suave e constante, com a finalidade de juntar tecidos que foram traumatizados durante a cirurgia.
As malhas também exercem a função de comprimir o espaço intercelular e com isso a água presente no linfa e no plasma sanguíneo não tem onde se acumular. Desta forma as malhas cirúrgicas ajudam a diminuir o inchaço no pós-operatorio. Esta água, quando acumulada pode provocar o edema, ou inchaço.
Além disso, a compressão também inibe o sangramento dos vasinhos o que diminui o aparecimento de manchas roxas. Outra importante característica das malhas compressivas é ajudar na cicatrização.
Na medida em que se diminui o excesso de líquido acumulado entre as células, elas ficam mais próximas, e isso contribui para uma cicatriz mais uniforme e fina, evitando o surgimento de queloides. O uso da malha se inicia logo após o termino da cirurgia. Ainda no centro cirúrgico o cirurgião e sua equipe fazem a escolha do tamanho ideal sempre tomando o cuidado de que a malha faça o efeito de comprimir sem impedir a perfeita circulação sanguinea.
A malha deve ser usada por um ou dois meses dependendo da cirurgia e da recuperação do paciente. Nesse período a malha deve ser reajustada, pois ela pode perder a elasticidade.
Além da malha de compreensão um fator importante que pode ajudar muito no pós operatório e a drenagem linfática e também a prática de caminhadas leves. Essas atividades intensificam os efeitos das malhas e ativam o sistema circulatório.
Todos esses cuidados, contribuem para o resultado da cirurgia plástica e garantem uma recuperação mais rápida e confortável, por isso é importante sempre seguir as orientações de seu cirurgião plástico.
Fonte:Dr. Fabrício Yui
Excelente conteúdo muito explicativo e fácil de compreender, gostaria de contribuir com um link de uma loja com preços bons e malhas de qualidade, um detalhe importante que pesquisei foi a porcentagem de elastano contida na cinta o ideal é 21% de elastano assim a malha vai comprimir mais e durar mais tempo no uso.
vejam neste link http://loja.servimedic.com.br/cintas-e-modeladores
está loja está dando 15% de desconto na marca Model Forma.
bjosss