Em defesa da segurança do paciente, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) lançou ( em Abril ) um aplicativo que permite ao usuário verificar se o médico é especialista em cirurgia plástica.
A ferramenta, apresentada durante a 29ª Jornada Centro-Oeste, em Vitória (ES), também contém informações sobre procedimentos reparadores e estéticos, além de dados do profissional associado, como endereço e telefone para contato.
Existem pelo menos 12 mil médicos não habilitados realizando procedimentos de cirurgia plástica no país, segundo estimativa da SBCP. Além de ser formado em medicina, o cirurgião plástico precisa cursar dois anos de cirurgia geral e três anos de especialização em cirurgia plástica.
O aplicativo é mais uma iniciativa da SBCP para levar informação ao público e reduzir o risco de erros médicos cometidos por profissionais sem especialidade na área. A entidade já disponibiliza em seu site e nas sedes regionais informações ao público, como a lista de associados no país.
“Com essa facilidade ao alcance da mão, o paciente terá mais uma forma de acesso aos dados de todos os médicos cadastrados na SBCP para checar quem está apto para fazer a cirurgia plástica que ele tanto sonha, e, com isso, reduzir os riscos de complicações e maus resultados”, afirma o presidente da entidade, Luciano Chaves.
O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos App Store (dispositivos iOS) e Google Play (Android), também oferece uma seção com notícias relacionadas a cirurgias plásticas e um canal de acesso reservado aos associados da SBCP.
Fonte: SBCP