Saúde & Beleza
0 Comentários

Quem fez bariátrica poderá ter desconto em restaurantes no RS

 
Mulher que realizou cirurgia bariátrica preside associação de pacientes,bares e restaurantes de Porto Alegre terão que se adequar à norma.
Porto Alegre é a segunda capital do país com o maior número de obesos. De acordo com o Ministério da Saúde, 54,1% da população está acima do peso. Consequentemente, no Rio Grande do Sul, dois mil pacientes realizam por ano a cirurgia bariátrica. Pensando nesta parcela da população, um projeto de lei poderá ser votado na Câmara de Vereadores do município obrigando bares e restaurantes a conceder desconto de 50% para esses clientes.
De autoria do presidente da Casa, Thiago Duarte (PDT), a redução do valor se aplicaria para pacientes que realizaram algum tipo de gastroplastia. Normalmente, essas pessoas consomem uma média de 200 gramas por refeição. Segundo o vereador, que é também médico, a ideia é diminuir a segregação que estes pacientes sofrem. “Eu vejo como uma adequação necessária. Estaríamos evitando a hiperestimulação alimentar”, explicou Duarte aoG1.
A presidente da Associação Rio-Grandense de Apoio aos Operados Bariátricos (GabSul), Bianca Tessele, reitera a necessidade da criação de documentos que possam comprovar a realização do procedimento. “Já temos uma série de convênios com locais, além dos restaurantes, academias e lojas de cosméticos, para que haja um desconto para quem fez a redução de estômago. O ideal, no entanto, é desenvolvermos uma carteirinha que tenha as informações necessárias para apresentar nesses casos”, afirma Bianca. Ela conta que paga de R$ 4 a R$ 5 em rodízios.
O projeto de número 118/2013 foi encaminhado para avaliação da procuradoria e seguirá para análise de comissões da Câmara de Vereadores da capital, como a do meio ambiente e a do consumidor.
Fonte:  G1
beijos, Fran
29/09 2013
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

Topo