Esse tipo de cirurgia é indicado para mulheres que apresentam mamas não desenvolvidas e desejam um busto maior. Também é realizado nos casos de diminuição do volume das mamas devido à gravidez ou à perda de peso, em mulheres com mamas assimétricas, isto é, desiguais, e naquelas que necessitam reconstruir a mama após a mastectomia (cirurgia para a retirada de mama nos casos de câncer). TÉCNICA:
Normalmente, existem dois possíveis locais para o implante de silicone: Por trás do músculo peitoral (prótese submuscular) e por trás da glândula mamária (subglândular). É importante lembrar que existem outras técnicas para o implante de silicone nas mamas, mas sempre o tipo de implante vai depender da estrutura corporal de cada mulher, e a decisão deve ser tomada em consultório após uma boa avaliação médica com todos os exames necessários. RESULTADOS:
Podem ser notados por volta do 30º dia e se estabelecem de forma definitiva a partir do 3º mês. Antigamente recomendava-se a troca das próteses a cada 10 ou 15 anos. Hoje como o material da prótese é mais moderno, não há um período específico para a troca. Mas exames como ultrassonografia e mamografia, que são indicados para o acompanhamento e avaliação médica, devem ser anuais. PERÍODO DE INTERNAÇÃO:
Geralmente entre 12 a 24 horas. ANESTESIA:
Peridural ou local com sedação dependendo da avaliação médica. TEMPO CIRÚRGICO:
Geralmente 1 a 2horas PÓS-OPERATÓRIO :
Em geral é indolor principalmente se observadas as instruções médicas. ROTINA DO PÓS-OPERATÓRIO:
- Mantenha repouso relativo no leito, evitando esforços.
- Mantenha a cabeceira elevada a 45 graus com dois travesseiros grandes.
- Continue com a medicação sem interrupções após a cirurgia.
- Alimentação líquida ou pastosa nas primeiras 24 horas.
- Comunique qualquer anormalidade ou dúvida.
- Usar sutiã 24 horas por dia durante 10 dias. E a partir deste período, usar top de ginástica por 20 dias.
- Evite movimentos que levantem os braços acima da altura dos ombros.
- Evite passar os braços além da linha das costas.
- Não retirar as fitas de Micropore modeladoras.
- Não dormir de bruços ou sobre a mama durante esse período.
- Não pegar sol durante 30 dias.
- Não carregar peso por 30 dias.
- Atividades domésticas: não lavar louça, mover móveis, passar vassoura ou qualquer faxina de casa por 15 dias.
- Não ir à academia ou fazer qualquer tipo de malhação, a princípio por 30 dias retornando à atividade física paulatinamente. Sempre consultar antes de retornar à atividade.
- Não dirigir por 10 dias.
- Retorno ao trabalho com 05 a 07 dias .
A partir da liberação para à praia, use fatores de 30, 40 ou 50 FPS, passando-o nas cicatrizes embaixo do biquíni, por um período de 6 meses. BANHO CORPORAL TOTAL:
24 horas após a cirurgia (de chuveiro). Tomar banho sempre antes de fazer o curativo. CURATIVOS E CUIDADOS DAS CICATRIZES:
Após 24 horas, retirar somente as gazes deixando a fita de Micropore que se encontra em contato direto com a ferida. Após o banho, secar bem as fitas de Micropore com toalha limpa e secador de cabelo (ar frio). Logo depois, passar álcool e colocar novamente gazes e micropore no local da cicatriz. Esse tipo de curativo deve ser feito até a retirada de todos os pontos (varia entre 7 e 10 dias), conforme orientação. Comunicado Importante:
Diante das variações técnicas que existem para a Prótese de Silicone, é importante uma boa avaliação com o cirurgião plástico para definir a técnica mais adequada para cada caso. É importante ressaltar que os cuidados no pós-operatório, bem como a reação do organismo à cirurgia são determinantes para o resultado final satisfatório do procedimento. O risco de complicações ou intercorrêcias como: seroma, hematoma, infecção, fibroses, quelóides, embolia dentre outras, podem ser de 1 a 3% independente da técnica empregada. Fonte:Edilson Pinheiro.com.br