Mamoplastia
1 Comentário

Prótese de silicone: Qual a melhor incisão?



 
 
Existem 3 tipos de incisões para se colocar a prótese de silicone:

1. Sulco inframamário: Nesta técnica a incisão é realizada abaixo da mama, em uma prega natural, o sulco inframamário. Foi o primeiro tipo de incisão a ser realizada e é a mais versátil. Esta incisão permite melhor visibilidade e acesso geral a loja onde ficará a prótese. A desvantagem da técnica relaciona – se com coma probabilidade de alargamento da cicatriz, caso a incisão não seja adequadamente posicionada no sulco inframamário.

2. Periareolar: Nesta técnica a incisão para a colocação da prótese é feita na borda inferior da aréola, ocupando 180 graus. Por esta incisão o cirurgião tem acesso aos quatro quadrantes da mama, permite que o cirurgião mude a aréola de posição e ainda é a técnica indicada para pacientes que necessitem de redução da aréola. As desvantagens desta técnica são: maior taxa de infecção e contratura capsular, e ainda, a aréola da paciente precisa ter no mínimo 3 cm de diâmetro.

3. Axilar: A técnica da incisão pela axila, embora seja atraente pelo fato da cicatriz não ficar na mama, esta parece ser a única vantagem. É indicada para pacientes que possuem mamas pequenas, sem ptose mamária e com o sulco mamário pouco definido.

A técnica axilar possui informações específicas que devem ser esclarecidas:

a) Dificuldade de acesso para cirurgia secundária. Ou seja, para colocar a prótese pela axila, é muito mais fácil do que trocar a prótese ou mesmo reoperar a loja. Assim, numa segunda abordagem de uma prótese de silicone colocada pela axila, pode ser necessária a realização de uma nova incisão na mama.

b) Caso a cicatriz fique pigmentada (escura) ou fique hipertrófica (alargada, elevada), a cicatriz ficará visível se a paciente estiver com qualquer roupa sem manga.

c) Interferência no linfonodo sentinela axilar. Nos casos de investigação de câncer de mama, pode ser necessário o estudo dos linfonodos axilares. Caso esta paciente possua um cicatriz de uma prótese axilar, poderá ocorrer interferência neste exame.

d) Maior incidência de contratura capsular.

Outra via de acesso conhecida, no entanto não utilizamos, é a via transumbilical. Essa via possui um série de problemas, como obrigatoriedade de prótese salina, não permite colocação da prótese de silicone no plano submuscular e não permite acesso para cirurgia secundária.

Portanto, não existe uma via de acesso perfeita, cada via possui vantagens e desvantagens. Cabe ao médico informar de maneira clara as características de cada método.
 
Fonte: Dr. Fabricio Ribeiro
beijos, Fran
14/11 2014
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

1 comentário
  1. Tamiris - 06/04/2016

    Oi meninas, oi Fran, gostaria de saber na opiniao de voces que fizeram o implante da protese mamaria, qual a melhor incisao que aparece menos, e mais facil de cicatrizar, tipo nao fica muito com marca , marchas ou queloides

Topo