as fêmeas têm o seu primeiro cio aos 6 meses e os gatos machos perto dos 8/9 meses. Os cios são períodos complicados para os donos, na medida em que os animais se encontram muito agitados e inquietos, podem ter diversas alterações físicas como deixar de comer, de dormir, procuram desesperadamente sair de casa (quando o conseguem, as hipóteses de não conseguirem voltar a casa são grandes) se tiverem acesso à rua, vão entrar em lutas e correr sérios riscos.O odor que a femea exala, e que atrai o macho, pode ser sentido em um raio de até três quilômetros,isso faz com que os machos saiam de casa em busca da femea.
Ao perambular menos pela vizinhança, os animais tendem a viver mais, simplesmente porque se expõem menos a situações de risco.
Um gato que costuma viver muito nas ruas tem uma expectativa de vida por volta de 5 anos; enquanto os castrados (e que não costumam sair de casa) podem viver até cerca de 18 anos se cuidados de maneira adequada. Mesmo sabendo de todos esses benefícios,estou com o coração na mão,muito preocupada e ansiosa… Cuca com um mês e meio



