Mastopexia: Procedimento que visa suspender a mama, através da retirada do excesso de pele e do rearranjo do tecido mamário ou pela retirada da pele e inclusão de prótese de silicone.• Duração: 3 a 4 hs
• Anestesia: geral ou local mais sedação
• Internamento: 1 dia
PERGUNTAS FREQUENTES
# A cirurgia para suspensão de mamas deixa cicatrizes?
Sim, da mesma forma que as demais cirurgias plásticas. O que fazemos é posicionar as cicatrizes em áreas que não fiquem expostas demasiadamente. Neste caso, a cicatriz dependerá do tamanho e formato da mama, além da quantidade de tecido a ser retirado. Poderemos ter cicatriz em forma de T invertido, em L ou periareolar.
# Poderei formar aquelas cicatrizes “grossas” e inestéticas após a cirurgia?
O desenvolvimento de cicatrizes hipertróficas ou quelóides é uma condição que independe do querer médico. Elas ocorrem devido a um distúrbio de cicatrização inerente a cada pessoa. Porém poderemos suspeitar de seu surgimento já na entrevista inicial com base no histórico cirúrgico da pessoa, no histórico familiar e no tipo racial. É sabido que a incidência é maior nas pessoas de pele morena.
# Em quanto tempo terei o resultado definitivo da suspensão mamária?
Apesar do resultado inicialmente ser muito bom, somente entre 06 meses até 01 ano é que as mamas atingirão o aspecto final.# No caso de uma gravidez após a cirurgia, o resultado permanece ou sofrerá alterações?
Com a lactação há um aumento da mama que regride depois. Esta distensão, porém, causa uma queda da mama com flacidez de pele que poderá ser corrigida com uma nova cirurgia para suspensão. A amamentação não é prejudicada com a cirurgia de redução mamária.
# O pós-operatório desta cirurgia é doloroso?Geralmente não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no tocante a elevação dos braços e movimentação excessiva.
# Há perigo nesta cirurgia?
Raramente ocorre complicações sérias neste tipo de procedimento. Uma avaliação prévia bem feita, a solicitação de exames adequados e os cuidados durante a após a cirurgia nos confere confiança suficiente para que tudo possa ocorrer bem. O risco nem é maior nem menor do que viajar de avião, de automóvel ou de atravessar a via pública a pé.
# E em relação ao acompanhamento pós-operatório, como será?
Semanalmente serão feitas as revisões e trocas de curativos até o primeiro mês. A partir do segundo mês, as revisões serão quinzenais e do terceiro ao sexto mês, serão mensais.
# Quando serão retirados os pontos da cirurgia?
A maioria dos pontos são absorvidos e somente alguns necessitam ser retirados. Estes o serão com 02 semanas.
# Depois de quanto tempo voltarei às minhas atividades habituais?
Exercícios leves após o 1º mês e os vigorosos após o 2º mês.
FONTE:Dr Paulo Jose