Descubra a melhor opção para seu treinamento
Especialistas apontam as características da corrida nas duas superfícies
Calçar o par de tênis, vestir uma roupa confortável e começar a correr. A atividade é simples e não tem mistério, mas pode ser classificada em duas categorias: interna e externa.
PALAVRA DE ESPECIALISTAS
“O treino na esteira é mais importante para um sedentário e um iniciante. É o mais indicado também para quem está com sobrepeso. Já, para quem quer melhorar o desempenho e se interessa pelo esporte, o aconselhado é treinar a parte específica na rua mesmo. Neste caso, os treinos na esteira servem mais como complemento.”
Mais simples e prático, o treino na rua possibilita uma dinâmica maior da que o corredor encontra na esteira, que tende a ser um tipo de atividade mais monótona. Além disso, o aparelho, que, segundo os treinadores, exerce a função de coadjuvante nos treinamentos, tem uma limitação na inclinação de subidas e decidas.Quando você corre na rua, uma das forças físicas que estão atuando sobre você é a resistência do ar. E quanto mais rápido você estiver, mais vai sentir esse “atrito”.
Assim como o treino na rua, a corrida na esteira também tem suas vantagens, como: amortecimento de impacto, menor chance de acidente, maior comodidade e, caso a atividade seja feita dentro de uma academia, acompanhamento de primeira por parte dos treinadores.
– É uma ferramenta extremamente útil, pois oferece um controle da velocidade perfeito, ou seja, você pretende correr num determinado ritmo e não oscilá-lo durante o treino.