A formação de queloide, principalmente após uma cirurgia plástica, é uma das maiores preocupações de quem tem essa condição genética. Embora não exista um tratamento definitivo é possível minimizar seus efeitos.
Vale ressaltar que em qualquer procedimento escolhido, as feridas devem estar fechadas e serem devidamente higienizadas. Além disso, é fundamental que o tratamento seja recomendado e acompanhado por um médico.
Aplicação de corticoide em queloide
O corticoide injetável é ideal para cicatrizes mais espessas e que proporcionam muito incômodo para a paciente. A aplicação de corticoide em queloide é algo dolorido, por isso pode ser aplicado uma anestesia tópica no local (pomada anestésica).
Essa técnica, feita algumas vezes, ajuda a reduzir o seu tamanho, aliviar a coceira e a dor. Os especialistas utilizam essa aplicação dias antes da cirurgia, pois o corticoide faz a cicatriz murchar e isso facilita no momento da remoção cirúrgica.
Existe também uma pomada com corticoide para cicatriz, que é eficaz para inibir a produção de colágeno. Mas não se esqueça de perguntar ao seu médico qual é a melhor opção para o seu caso. Pois, quando esses produtos são aplicados incorretamente podem piorar o local e até provocar lesões na pele.
Fonte: Dream Plastic