Plásticas
0 Comentários

Cirurgia para remover tatuagem

No impulso de fazer uma tatuagem, algumas pessoas não refletem se realmente aquele desenho é o mais adequado, pois estará presente na pele pelo resto da vida. Por isso, é bom pensar muito e refletir na hora de fazer uma, para ter certeza de que o desenho e as cores vão ficar do seu agrado. Com a grande procura pela cirurgia de remoção de tatuagem, muitos cirurgiões dermatológicos se tornaram especialistas nesse tipo de cirurgia.

COMO É FEITO A REMOÇÃO DA TATUAGEM

Ao contrário do que muitas pessoas pensam uma tatuagem não é fácil de tirar. O laser é o tratamento mais seguro e eficiente na remoção de tatuagens. A cirurgia realizada, na maioria dos casos, não deixa cicatriz. Vale ressaltar que, como cada pessoa tem um organismo, pode ocorrer que a remoção do desenho não seja completa.

A partir da energia do laser o pigmento da tatuagem se desfaz em partículas menores destruindo o pigmento de tinta, quais são absorvidos pela pele através do sistema imunológico. O laser seleciona o pigmento da tatuagem sem danificar a pele ao redor do desenho. Diferente do que muitos imaginam, a cor mais fácil de tirar é a preta, sendo que cores mais escuras costumam sair mais fácil e cores mais claras, como o amarelo é a mais difícil. Quanto maior e mais profundo for o desenho mais difícil será a sua remoção.

O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Os médicos garantem que, em média, são necessárias de 4 a 8 sessões. No procedimento é utilizado um anestésico tópico no local de tratamento e, se necessário, anestesia local. A dor é semelhante quando se faz uma tatuagem. O uso de óculos de segurança é indicado durante a sessão, a fim de proteger os olhos da luz do laser.

Após o tratamento com laser, a pele poderá apresentar uma descoloração branca e a área ao redor da tatuagem poderá ficar avermelhada. Esta reação é normal e desaparecerá lentamente após algumas horas. Como em todos os procedimentos, podem surgir complicações e riscos, embora raros, incluem, queimaduras, bolhas, dor, insatisfação com resultados imediatos, entre outros. Se não forem devidamente tratados, cicatrizes hipertróficas ou quelóides, podem resultar caso o paciente já tenha tendência à esta reação. Não se expor ao sol é muito importante também.

A INCERTEZA DO PROCEDIMENTO

Os cirurgiões dermatológicos afirmam que não é possível prever o grau exato de remoção, porque eles não costumam saber qual o tipo de tinta que foi usada, sendo que, existem mais de 100 tipos de tintas para tatuagens.

Antes do método de remoção a laser, existiam diversas maneiras de retirar uma tatuagem como: Lixar a pele para camadas mais baixas, sendo que esse método é chamado dermoabrasão e pode deixar uma notável cicatriz na pele; já o método do uso de ácido, também pode ser aplicado na pele para remover a tatuagem, mas esse procedimento deixa cicatriz; podiam ser removidas com o peeling químico, mas seus resultados não eram satisfatórios.

QUAL O CUSTO DO PROCEDIMENTO

O valor da remoção de tatuagem a laser pode variar, dependendo do tamanho, desenho, estilo e local da tatuagem, além do número de sessões necessárias. Mas, por sessão, os valores costumar variar entre R$ 300 a R$ 600.

No entanto, o valor pode variar de acordo a região do Brasil e a clínica onde o procedimento será feito.

Fonte:Saúde e Medicina
beijos, Fran
18/08 2013
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

Topo