Mamoplastia
1 Comentário

A Prótese de Silicone Silimed é boa?

Essa é uma dúvida comum de quem decide dar aquela turbinada nos seios, afinal o implante ficará dentro do nosso corpo por um longo período e saber o que as marcas de prótese de silicone têm a oferecer é fundamental para uma cirurgia mais tranquila.

Quando pesquisamos o Silicone Silimed encontramos informações boas e ruins. E, para você ter um panorama das questões mais importantes, reunimos neste artigo tudo o que é preciso saber antes de você escolher e colocar a Prótese de Silicone da Silimed.

Um dos destaques da Silimed Brasil são as próteses mamárias de silicone revestidas com espuma de poliuretano, os chamados implantes Pure Polyurethane. Este revestimento extra, próprio do Silicone Silimed, que promete:

  • Menor risco de Contratura Capsular (quando a cápsula em torno da prótese acontece de forma exagerada)
  • Redução de intercorrências como a rotação ou o deslocamento da prótese

A textura diferenciada promove uma adesão do tipo velcro, ou seja, a prótese fica bem fixada. O que pode ser positivo em alguns casos e negativo em outros.

Na maioria das vezes o implante com cobertura de poliuretano não é indicado, isto porque o excesso de aderência dificulta a retirada da prótese numa eventual troca.

As polêmicas envolvendo a marca

No final de 2015 a Silimed foi interditada. Isso aconteceu após uma inspeção realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro.

De acordo com matéria publicada na Veja, foram encontradas partículas nas superfícies das próteses mamárias de silicone. O problema foi identificado por uma empresa alemã responsável pela certificação de dispositivos médicos na Europa, que também suspendeu o uso da marca por lá.

Por haver suspeitas de que as partículas encontradas poderiam prejudicar a saúde das pacientes, a comercialização e uso de todos os implantes da Silimed Brasil foram proibidos.

Na época, a marca foi banida de vários países, como nos da União Europeia, na Austrália e Nova Zelândia. Isso gerou uma grande preocupação entre as mulheres que já tinham a prótese de silicone Silimed.

Três meses depois a ANVISA liberou a comercialização dos implantes no Brasil. Apesar do receio de muitas pacientes, em nota oficial a agência afirma que as partículas encontradas nas próteses não oferecem risco adicional à saúde. Porém, sem disponibilizar muitos detalhes sobre a análise que foi feita, como mostra a reportagem exibida pelo Jornal do Rio, da Band.

Fonte: Dream Plastic

beijos, Fran
07/01 2018
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

1 comentário
  1. julliana - 04/03/2018

    Olá, minha cirurgia está marcada para o dia 27/04 e minha médica indicou as próteses da Silimed ou a Natrelle da Alergan. Estou na duvida sobre qual escolher. Para pagamento a vista a diferença de valor é pouca, o que me deixou mais na duvida ainda. Indicam alguma?

Topo