
O que é a Cirurgia de Blefaroplastia?
A Blefaroplastia é a cirurgia plástica que melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas, eliminando bolsas de gordura, rugas, flacidez e com isso rejuvenescendo a região em torno dos olhos.
Outros nomes utilizados para o procedimento.
• Cirurgia das pálpebras.
• Cirurgia pálpebras inferiores.
• Cirurgia pálpebras superiores.
• Plástica das pálpebras
• Cirurgia Plástica das pálpebras
Para quem é indicado o procedimento?
O excesso de pele nas pálpebras e o mau posicionamento da gordura contida nessa região são uns dos fatores que mais conferem o aspecto envelhecido a um indivíduo.
A blefaroplastia superior e/ou inferior, ao corrigir essas características, oferece um importante ganho para o rejuvenescimento.
Os resultados são excelentes, com cicatrizes quase imperceptíveis, pois a pele da pálpebra apresenta cicatrização de ótima qualidade.
De fato, é incrível o aspecto de rejuvenescimento adquirido por quem se submete a uma blefaroplastia. Essa cirurgia pode ser feita sob anestesia local, com ou sem uma sedação leve, dependendo do paciente.
Com o processo de envelhecimento, ocorre a flacidez de pele nas pálpebras.
Esse é um quadro também chamado de dermatocalaze ou blefarocalaze.
O excesso de pele nas pálpebras leva a um olhar cansado, que carrega o estigma do envelhecimento, também pode prejudicar a visão em casos mais avançados, em que a pele excedente chega a comprometer parcialmente o campo visual.
Alguns casos também podem se apresentar com ptose palpebral, que é a queda da pálpebra como um todo, de maneira que a posição da borda ciliar se encontra mais baixa do que o normal.
Muito comum também a presença de bolsas de gordura mal posicionadas tanto na pálpebra superior quanto na pálpebra inferior.
Pessoas com esse problema ficam com um semblante cansado, e esse é um dos motivos que as fazem procurar uma solução. E essa solução muitas vezes é mais fácil do que se imagina!
Com uma cirurgia de palpebras, ou blefaroplastia, elas voltam ao seu devido lugar e eliminam a aparência de cansaço no paciente.
A cirurgia de pálpebras pode ser feita de 3 maneiras distintas:
• Na pálpebra superior, também conhecida como blefaro superior;
• Na pálpebra inferior, chamada de blefaroplastia inferior;
• Nas duas.
Caso a pessoa queira um efeito de rejuvenescimento mais completo, há a possibilidade da aplicação de toxina botulínica associado à blefaroplastia.
Dependendo do planejamento e intenção do(a) paciente, outras cirurgias podem ser combinadas à blefaroplastia, como o lifting facial (facelift) e/ou suspensão do supercílio (ou sobrancelha).
Fonte: Dr André Ahmed


