Uma das cirurgias mais delicadas e ao mesmo tempo mais procuradas pelos pacientes, hoje em dia, é a Rinoplastia. Seja por questão estética ou visando à correção de algum problema respiratório, esse tipo de cirurgia poderá ser realizado através de duas técnicas: aberta ou fechada. Entretanto, vale ressaltar desde já, que a escolha de qual das técnicas será a mais adequada ao tipo de nariz do paciente e às suas respectivas necessidades cabe exclusivamente ao médico.De fato, devido a complexidade estrutural do nariz, composto de ossos e cartilagem, a variedade estética do mesmo é bastante grande, isto é, cada pessoa, de acordo com a sua etnia, terá um tipo de nariz diferente. Por esse motivo, a paciente ao expor o resultado que ela almeja pós cirurgia deve estar ciente das reais possibilidades que o procedimento cirúrgico pode oferecer a ela, essa ponderação também será devidamente esclarecida pelo médico.
Como ressaltado existem duas técnicas geralmente utilizadas para aperfeiçoar o nariz de uma pessoa. A Rinoplastia aberta consiste em pequenas incisões através do tecido que separa as duas narinas, chamado de columela. Em seguida a pele é erguida e a parte interior do nariz é exposta permitindo ao médico examinar melhor a estrutura nasal, dessa forma, ele poderá remodelar o nariz, removendo ou acrescentando cartilagem e tecidos, até atingir a aparência desejada. Todo o procedimento leva de duas a três horas.
Em relação à Rinoplastia fechada, as incisões são realizadas no interior das narinas. A pele, ao diferentemente da aberta, não é erguida e através de instrumentos extremamente pequenos, o médico irá alterar o aspecto do nariz, também acrescentando ou retirando tecidos e cartilagem, e podendo levar de uma a duas horas para concluir o processo.
Contudo, apesar da diferença no tempo da cirurgia, os dois procedimentos irão possibilitar resultados extremamente satisfatórios, evidentemente, se todas as recomendações pós-operatórias forem seguidas. Afinal de contas, trata-se de um procedimento delicado em que qualquer impacto pode acarretar complicações, que em alguns casos, serão irreversíveis.
Por isso, movimentos muito bruscos, dormir de forma incorreta apoiando o nariz no travesseiro* ou até mesmo falar demasiadamente podem comprometer o resultado da cirurgia, independente da técnica utilizada.
É importante ressaltar que, se por algum motivo, houver a necessidade de uma nova intervenção (chamada de Rinoplastia Secundária), esta só poderá ser assinalada após seis meses, justamente o período que o nariz leva para desinchar e se recuperar totalmente.
Por fim, o sucesso da rinoplastia irá depender muito mais da prudência do paciente, do que da técnica a ser utilizada. Seguir rigorosamente as recomendações médicas e respeitar o período de repouso serão fatores cruciais para satisfação plena da cirurgia.
Fonte: Dream Plastic