Os exames pré-operatórios sempre são realizados antes de uma cirurgia eletiva, porém, variam de acordo com a cirurgia a ser realizada e de acordo com quadro clínico de cada paciente. Segurança é uma prioridade absoluta em nossas cirurgias.
Informe seu médico sobre qualquer doença pré-existente, qualquer uso regular de medicações ou outras substâncias. Informe-o também sobre alergias, principalmente alergias medicamentosas.
Não utilize medicações contendo AAS (Ácido Acetilsalicílico) ou derivados por 2 semanas antes e 1 semana após a cirurgia.
Evite ainda o uso de vitamina E (mais que 600U/dia), vitamina C (mais que 1g/dia), Ginko Biloba, Arnika, Ginseng ou outras ervas medicinais por 1 semana antes da cirurgia.
Evite ainda o uso de qualquer medicação anti-inflamatória (diclofenano, nimesulida, cetoprofeno, dentre outros) por 1 semana antes da cirurgia.
Não fume por 1 mês antes e 1 mês após a cirurgia. A nicotina tem efeito constritor nos vasos sanguíneos da pele e pode causar distúrbios na cicatrização, com aumento das chances de necrose e infecção.
Não utilize bebidas alcoólicas por 48 horas antes da cirurgia.
Jejum completo (inclusive de líquidos) por 8 horas antes da cirurgia.
Não utilize loções corporais ou maquiagem no dia do internamento.
Os anti-hipertensivos devem ser tomados no dia da cirurgia, apenas com um pequeno gole de água.
Em alguns casos seu cirurgião fará recomendações sobre vitaminas ou complementos alimentares a serem utilizados no pré e pós-operatório.
Evite todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico.
A higiene oral pode ser realizada normalmente.
Chegar 90 minutos antes do horário marcado para a cirurgia, para que exista tempo adequado a sua admissão no hospital.
Comunique seu médico em casos de gripes, resfriados ou outras indisposições, com antecedência, pois sua cirurgia poderá ser adiada.
Levar ao hospital o modelador ou a cinta, nos casos de cirurgias de mamas, abdome ou lipoaspiração.
Levar os exames pré-operatórios para o hospital.
Não leve ao hospital jóias ou objetos de valor.
A menstruação não é impedimento a sua cirurgia, mas, de preferência programe-a para fora do período menstrual.
É relativamente comum surgirem sentimentos de “tristeza” ou até de arrependimento nos primeiros dias após a cirurgia devido ao desconforto inicial. Fique tranqüila(o), isso é comum e passa logo. Assim que o inchaço e as equimoses forem regredindo, e os benefícios forem ficando nítidos, a satisfação aparece.
Atualmente, para o pronto restabelecimento dos pacientes, em muitos procedimentos a atuação de um fisioterapeuta dermato-funcional é solicitada pelo cirurgião para a realização de procedimentos que amenizam o desconforto da cirurgia plástica e melhoram o resultado final.
Em caso de constipação (prisão-de-ventre) o seu cirurgião poderá prescrever um laxante suave (converse com ele, se necessário).
Não faça esforços físicos intensos ou atividades desportivas por 30 dias (ou mais para algumas operações) após a cirurgia.
Nas cirurgias plásticas do contorno corporal é necessário que as cintas não façam dobras, nem fiquem muito apertadas. A utilização de “placas” no abdome poderá ser necessária.
Não se exponha ao sol por 60 a 90 dias. Quando iniciar pequenas exposições ao sol, use protetor solar com FPS igual ou superior a 30.
No momento da alta hospitalar o paciente deve estar acompanhado de um adulto responsável.