Plásticas
1 Comentário

O que é fibrose ?

fibrose
 FIBROSE – Nome tão temido em cirurgia plástica
 
A fibrose nada mais é do que a cicatriz interna. É um tecido predominantemente feito de colágeno, usado pelo organismo para cicatrizar lesões. Está presente em todos os pequenos buracos que a lipoaspiração faz na gordura, entre a pele solta e o músculo de qualquer cirurgia, etc. Se em pequena quantidade, não causa problemas, sendo comum uma sensação de repuxamento e endurecimento leve no local, principalmente nos três primeiros meses depois da cirurgia. Com o tempo, a fibrose se adelgaça e fica mais maleável, sendo cada vez menos sentida.
Então a fibrose é uma cicatriz interna provocada pela passagem da cânula no tecido celular subcutâneo (plano onde é realizado a lipo) ou do próprio descolamento do abdome? Uma explicação mais científica seria uma espécie de excesso de proteínas acumuladas de forma crônica, que atrapalham o funcionamento dos fibroblastos, que são responsáveis pela cicatrização, sendo que este trabalha em excesso e sem orientação, produzindo essas ondulações de colágeno, que causam repuxamento e dor ao paciente, além de uma aparência desagradável na região. Logicamente que não podemos esquecer a parte do paciente, a genética. Há pacientes com mais propensão à fibrose do que outros e também algumas recomendações pós-cirúrgicas como o uso da cinta modeladora para minimizar o acumulo de liquido nos tecidos e nos espaços entre a pele e o músculo.
Sendo a cicatriz um tecido diferente do original, ela não tem a mesma elasticidade, maciez e textura, comportando-se diferentemente quando tracionada, submetida à tensão, etc. Por isso, cicatrizes podem doer em mudanças de tempo ou quando esticadas, pois não se adaptam igualmente ao tecido são e tem inervação e circulação também diferentes.
Se houver um leve quadro de irregularidades cutâneas uma fibrose nos estágios iniciais (14 a 21 dias da cirurgia) é muito mais facilmente tratada , a drenagem linfática manual, ultra-som, já são o suficientes com o tempo, a fibrose se adelgaça e fica mais maleável, sendo cada vez menos sentida.
É possível sentir a fibrose?
No início, a fibrose (que localiza-se abaixo da cicatriz) é mais intensa, endurecida, apresenta irregularidades e é sensível. As pessoas que desenvolvem fibrose costumam reclamar de dores, fisgadas e queimação no local onde ela se encontra Com o passar do tempo, geralmente depois de seis a 12 meses, a fibrose tende a amolecer, a ser menos perceptível e os sintomas iniciais desaparecem – ou ao menos, amenizam bastante.
O processo de cicatrização não ocorre apenas na pele, mas também nos tecidos subcutâneos que foram lesados, como gordura, músculos, aponeurose e outros. No caso da lipoaspiração, por exemplo, essa cicatrização ocorre na gordura, que abrange uma área muito maior do que as pequenas incisões. Por isso, os cuidados durante o período pós-operatório são essenciais nessa tarefa de prevenção. O cirurgião deve orientar os procedimentos, que envolvem sessões de drenagem linfática na área operada, proteção solar e uso de cinta e sutiã cirúrgicos por cerca de 45 dias. Na fase inicial do processo cicatricial também é conveniente evitar esforço físico para não comprometer as fibras já formadas. Manter a assepsia do local em dia e consumir vitaminas e sais minerais também desempenham papel importante. Porém, há algo que não depende nem do cirurgião nem da paciente: a tendência genética.
Caso seja um quadro importante de irregularidades já endurecida e espessa retrações da pele e até dor. a endermologia e carboxiterapia( Ao melhorar a circulação e estirar a fibrose, o gás carbônico proporciona uma reabsorção e laceamento da cicatriz), devem ser opções de tratamento da fisioterapeuta para evitar sequelas . Procurar o médico é importante o acompanhamento pós-operatório é fundamental. Diagnosticadas precocemente, as chances de diminuição das fibroses aumentam.
beijos, Fran
14/04 2015
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

1 comentário
  1. Sandra - 19/07/2017

    Fiz abdominoplastia ,lipo e mama
    Estou com um carocinho próximo cirurgia de abdômen, esse caroço é fibrose?
    Desaparece? É um ponto não absorvido?

Topo