Mamoplastia
0 Comentários

O Linfoma e as Próteses de Mama

 
linfoma1
 
Em Março/2015, a Plastic and Reconstructive Surgery®, uma respeitada revista de cirurgia plástica, publicou uma séria de artigos sobre este tema com o intuito de fazer uma revisão periódica e manter a discussão acesa entre os cirurgiões plásticos, uma prática inclusive comum em todas as áreas da medicina.
Essas publicações geraram algumas incertezas aqui e ali, até por conta de reproduções parciais, e que carecem de confirmações.
Para responder às indagações sobre câncer de mama e prótese de silicone, nós escrevemos este artigo com o intuito de promover uma conscientização informada e baseada nos estudos médicos que já existem há mais de 50 anos.
O FDA, orgão do governo americano, publicou uma larga revisão sobre o tema em 2010, apresentando essa mesma conclusão no sentido de que a incidência desta doença é muito rara, e que por isso mesmo nenhuma medida deveria ser tomada com base nos casos encontrados (clique aqui), que não fosse o acompanhamento das pacientes.
Aqui no Brasil, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP – também tem uma comissão para estudar o tema. Já em 2012, considerou a incidência tão pequena, rara, que não seria possível associar esse tumor com os implantes de mama (clique aqui). A SBCP monitora os casos desde então e não fez nenhuma recomendação nova.
Até o momento não existe nenhum alerta ou sinal no sentido de que as próteses mamárias são um fator de risco que podem dar causa à origem de um câncer de mama.
Fonte e artigo completo:http://www.drmarceloolivan.com.br/o-linfoma-e-as-proteses-de-mama/
 
beijos, Fran
21/03 2015
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

Topo