A flancoplastia é a cirurgia realizada como uma opção para reduzir ou eliminar os excessos laterais do contorno corporal, denominados “pneuzinhos” , anatomicamente posicionados logo acima da nádega fazendo a circunferência da cintura. Esses acúmulos são mais comuns no corpo feminino devido à tendência que as mulheres possuem em acumular tecido adiposo como reserva nutritiva para a gestação.
Quando a mulher aumenta de peso, ou passa por uma gestação, automaticamente há o acréscimo de volume na região dos flancos, podendo também acontecer o aparecimento de estrias nesse local devido à perda de elasticidade da pele. Por mais que a pessoa emagreça ou faça lipoaspiração sempre haverá uma grande sobra de pele, que se torna mais evidente ao sentar ou com a utilização de calças que possuem a cintura mais baixa. O tratamento destas indesejáveis sobras de pele chama-se flancoplastia, e pode ser feito juntamente com a plástica de abdômen.
Nos casos em que a paciente já fez algum tipo de tratamento no abdômen ou lipoaspiração, a flancoplastia pode ser feita posteriormente, garantindo resultados sem muito sofrimento. A cicatriz contorna a cintura e fica numa posição onde toda ela se esconde atrás de um biquíni.
Sendo uma operação que retira certa quantidade de pele e gordura, haverá uma redução muito discreta no peso corporal. Entretanto, não é a quantidade de gramas retirados que definirá o resultado estético final, mas sim, a manutenção da forma, proporcionalidade e da harmonia do corpo como um todo.