Plásticas
5 comentários

Rippling – A ondulação da prótese

 
 
 
 
Entre as intercorrências possíveis após a colocação da prótese está o rippling, que causa um efeito de enrugamento sob a pele. Ele geralmente está associado à colocação de próteses de tamanhos maiores em mulheres com pouco tecido mamário para recobrir esse implante, por isso a prótese fica enrugada, criando essas ondas.
 
 
  
 
 
O aspecto enrugado da pele desagrada muito a paciente, levando algumas mulheres de volta aos consultórios para resolver questão estética. E há como solucionar.Onde a Prótese de Mama é Colocada?
 
 
 
 
 
 
 
 
O implante mamário pode ficar tanto por baixo das glândulas como por baixo dos músculos. Na primeira opção, as próteses ficam em um plano mais superficial e, por isso, a chance de acontecer o efeito rippling é maior. Com o implante mais próximo da pele, as ondulações ficam mais evidentes. O plano subglandular é escolhido por muitos cirurgiões por ser de mais fácil execução. Com essa técnica há um controle melhor do sangramento durante o procedimento e a incisão é feita abaixo da glândula mamária, um local de mais fácil acesso. A contraindicação fica justamente para as mulheres mais magras pois elas possuem menos tecido mamário para cobrir o implante e este ficará mais visível seja com ou sem rippling.
 
 
 
 
 
 
 
 Já no plano submuscular, o implante fica atrás dos músculos, gerando um efeito mais natural. A incisão, nesse caso, é feita abaixo do músculo do tórax. Dessa forma o rippling é bem raro e, mesmo que aconteçam ondulações na prótese, elas não estarão em um plano visível. É uma cirurgia um pouco mais invasiva e, por isso, o desconforto no pós-operatório é maior se comparado à colocação no plano subglandular.
SoluçãoAs próteses de poliuretano são menos suscetíveis ao enrugamento, por isso são uma boa opção para quem quer substituir a prótese quando acontece o rippling. Além disso, é interessante combinar esse tipo de prótese com a técnica de colocar o implante atrás dos músculos.
 
 
 
 
 Próteses com diferentes materiais: Poliuretano(esquerda) Microtexturizada(direita)
 
 
Um outro procedimento que pode minimizar a aparência das ondas na pele onde o implante foi colocado é o enxerto de gordura. Ele “esconde” o rippling e é uma opção para quem não quer se submeter novamente ao procedimento cirúrgico.Cabe lembrar que a medicina lida com o ser humano e, justamente por isso, não é uma ciência exata. O cirurgião capacitado e habilitado para realizar os procedimentos estéticos é a melhor pessoa para avaliar qual será a melhor técnica a ser adotada para cada paciente. Vários fatores precisam ser levados em consideração, o que inclui a idade da paciente, sua estrutura, a quantidade de tecido mamário, o desejo pelo formato e tamanho dos seios.
É importante também respeitar o limite de área da glândula mamária da paciente, alertando-a quando ela quiser fazer opções que não sejam possíveis pelas características físicas, principalmente da estrutura na região do tórax. Se o cirurgião plástico for além do limite da glândula mamária, o resultado não será satisfatório pois deixará os implantes cobertos apenas por pele. O efeito ficará artificial e as chances de ocorrer o rippling são maiores.
 
FONTE: Cirurgiaplasticalondrina
beijos, Fran
25/08 2014
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

5 comentários
  1. Raiana - 29/05/2017

    Muito bom o site, gostaria de saber se o rippling ele causa dor? Pois tenho nao visivelmente as ruguinhas que sinto so no toque e sinto dores finas como uma agulha entrando. è normal?

  2. Fernanda - 13/09/2016

    Boa noite…. eu coloquei minha prótese vai fazer 3 anos agora em dezembro, aí tive bebê dei de mama normalmente, na verdade dou até hj meu filho está com 1 ano e seis meses e agora apareceu as ondulações será que quando eu tirar meu filho do peito volta ao normal? Obrigada aguardo sua resposta!!!

  3. Andreia - 09/04/2016

    Fiz a cirugia a 40 dias e está uma maior que a outra a direita ele colocou450 a esquerda400…já nau gostei porq apareceu muito a diferença…….e para ajudar estou com a esquerda cheia de ondulação. ….será que vou ter que fazer outra cirugia???é se tiver que fazer …daqui a quanto tempo posso refazer???obrigada aguardo resposta.😊

  4. Elaine - 25/08/2014

    Ola fran fiz a mamoplastia a 1mes e meio e sinto algumas ondulacoes sera q preciso recorer a cirurgia? a minha protese e submuscular obrigada

Topo