Mamoplastia
0 Comentários

Prótese de mama, como escolher a correta ?

proteseeee
Talvez a dúvida mais frequente, do paciente é em relação ao tamanho e ao tipo de prótese para atingir a forma ideal, qual colocar? 
Exatamente por esses motivos, a decisão quanto ao tamanho e o tipo dos implantes se torna um ponto importante para o sucesso de sua cirurgia.Primeiramente, devemos tirar todas as dúvidas durante a consulta, avaliar seu perfil físico, psicológico, padrão de cicatrização e principalmente a proporcionalidade de suas formas.Por fim, deve-se respeitar o desejo da paciente, ou seja, a decisão deve ser de certa forma democrática, porém com limitações, tentando sempre evitar exageros.

O volume das próteses é medido em centímetros cúbicos (cc) comumente chamados de mililitros (ml). Existe uma variação enorme de tamanho de próteses.

Atualmente, os tamanhos das próteses de mama mais utilizados pelas nossas pacientes ficam entre 250 e 350 ml e a mais escolhida é a prótese CÔNICA.

Um bom tamanho é aquele que se harmoniza com a silhueta e o contorno corporal e ninguém é capaz de dizer que se trata de prótese. Existe uma linha muito tênue, entre o exagero estético e a artificialidade.

O implante de prótese de silicone nos seios é um dos procedimentos mais realizados dentro da Cirurgia Plástica e o mais procurado no meu consultório.

O procedimento é rápido, tem resultados excelentes, baixo índice de complicações e traz bastante satisfação a paciente, o que lhe confere grande sucesso. Os implantes modernos e as técnicas atuais permitem uma maior segurança no procedimento e menor tempo de recuperação.

ANESTESIA

A anestesia mais adequada depende da avaliação médica e do paciente. Na colocação de prótese de silicone nos seios, as opções são a anestesia local com sedação e anestesia geral.

CIRURGIA

O implante de silicone nos seios pode ser colocado por via sub-mamária (abaixo das mamas) ou pela aréola (periareolar), dependendo da indicação médica e da paciente. Em ambos os casos, a cicatriz será a mais discreta possível. O implante pode ser colocado tanto acima do músculo peitoral quanto abaixo, variando de acordo com a indicação médica e com as preferências da paciente. A cirurgia de implante de silicone nas mamas dura entre 1 a 3 horas.

RECUPERAÇÃO

Um sutiã elástico deve ser utilizado, dia e noite, no primeiro mês após a cirurgia, para auxiliar na recuperação e no posicionamento das novas próteses. Ele deve ser usado inclusive para dormir, para proteger e sustentar os seios, permitir a cicatrização perfeita dos tecidos e acelerar a reabsorção do inchaço.

Eu não utilizo pontos e sim COLA CIRÚRGICA na colocação de implante de silicone nos seios. A grande vantagem é que o paciente não precisa fazer curativo e nem retirar pontos, e sim apenas tomar banho com água e sabão. A cola cirúrgica solta sozinha em 21 dias de acordo com a cicatrização do paciente.

É normal que a paciente sinta desconforto e inchaço três primeiros dias de recuperação. Em 2 a 3 dias, o paciente já está liberado para as suas atividades cotidianas, desde que não pegue peso. Em 7 a 15 dias, o paciente já pode voltar a dirigir. Não se deve dormir de bruços ou de lado por pelo menos 45 dias.

As atividades físicas aeróbicas poderão ser retomadas em 30 dias. A musculação, ou seja, atividades com o uso de pesos para os braços só estão liberados em 2 a 3 meses. A mama ganha a sua forma definitiva em três meses.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES EM RELAÇÃO À PRÓTESE DE SILICONE

1. As próteses são prejudiciais à saúde?

Atualmente já está descartada a hipótese de que as próteses de silicone sejam prejudiciais à saúde. Não há nenhuma prova cientifica que demonstre que podem provocar câncer ou outras enfermidades.

2. O silicone pode produz câncer?

Como dissemos acima, não há provas cientificas que relacionem câncer e silicone. De todas as formas recomenda-se que pacientes com doenças imunológicas graves não se submetam a este tipo de intervenção.

3. Poderei colocar prótese de silicone havendo em minha família antecedente de câncer de mama?

Por seu histórico familiar, independente da colocação de próteses ou não, seu caso requer cuidados especiais. Principalmente se a história esteja presente na sua família materna.

4. Há algum problema ou contraindicação na colocação de implante em caso de Lupos Eritematoso?

Contraindicação absoluta para todas as doenças autoimunes.

5. Colocando um implante mamário poderei amamentar?

O implante não interfere na amamentação.

6. Há um limite de idade para a colocação de implantes mamários?

São necessários que os seios estejam completamente desenvolvidos aos 18 anos os caracteres sexuais secundários já estão completamente desenvolvidos. Somente a partir desta idade é permitido.

7. Quando poderei voltar a praticar esportes?

Os movimentos que contraem o músculo peitoral devem ser evitados durante as quatro primeiras semanas da cirurgia.

8. Que sensações se produzem nos seios depois da operação?

Imediatamente depois da operação é normal sentir dores e certa tensão e coceira são normais e consequentes ao processo de cicatrização.

9. O aumento da mama diminui o volume do mamilo?

Dependendo do volume desejado, a colocação de próteses pode repercutir na dimensão da aréola (expandindo ou aumentando seu contorno) e não dos mamilos.

10. Com a prótese os seios não tendem a cair mais rapidamente?

Após a colocação de implantes os seios seguem sua evolução normal, o aumento da flacidez cutânea é provocado pela idade; é importante salientar que quanto maior o volume do implante maior a chance de queda das mamas (“prótese não previne flacidez”).

11. Atualmente há alguma prótese que dure mais de 10 anos?

Todos os implantes atualmente não necessitam de troca, lógicos os de marcas conceituadas e aprovadas pela ANVISA.

12. Habitualmente faço musculação, isto pode ser um problema para a cirurgia?

Pacientes que gostam da prática de atividade física devem colocar sua prótese subglandular.

DRA. FABIANA PAULA VALERA

Fonte:https://www.facebook.com/DraFabianaValera

beijos, Fran
06/10 2013
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

Topo