Mamoplastia
1 Comentário

Principais dúvidas sobre Implante de Silicone

 
1. O que é silicone?
O silicone é um polímero da sílica. A sílica, quando aquecida, se transforma em silício e o processamento do silício forma o polímero chamado silicone.
2. Implantes de silicone oferecem risco à saúde?
Vários estudos foram conduzidos estudando a toxicidade do silicone e nenhum deles se mostrou perigoso. Foram testados os riscos de câncer de mama, de doenças auto-imunes e de contaminação do leite materno, e nenhum deles se mostrou comprovado.
3. O gel de silicone pode vazar?
Não. O gel é coesivo, portanto mesmo com a ruptura da cápsula permanece no local onde foi implantado.
4. O implante pode estourar?
Em situações de trauma muito forte, sim. Outra causa possível é o desgaste do implante após vários anos.
5. O que é mamoplastia de aumento?
A mamoplastia de aumento é a cirurgia na qual se aumenta o conteúdo da mama por meio da colocação de um implante. Ela pode ou não ser acompanhada de um ajuste na pele da paciente.
6. Os implantes têm influência nos casos de câncer de mama?
Não. Não há comprovação de que os implantes provoquem câncer de mama. Inclusive muitos deles são utilizados para reconstruir a mama após uma mastectomia.
7. Quais são os tipos de incisão usados para aumento da mama?
Os implantes de mama podem ser realizados pela via axilar, pelo sulco da mama ou pela aréola.
8. Quais são os riscos de uma cirurgia de implante mamário?
Os riscos são iguais aos de outras cirurgias, como sangramento ou infecção, por exemplo, além de alterações na sensibilidade da pele. Outros riscos específicos são a formação de estrias na pele nos aumentos muito grandes, bem como a flacidez de mama.
9. Posso decidir sobre o tamanho do implante que desejo usar?
O tamanho do implante deve ser uma escolha construída a partir do gosto pessoal da paciente conjuntamente com o seu cirurgião, tendo sempre como meta um volume proporcional para a sua altura.
10. Existe um peso ideal antes da paciente ser submetida a uma cirurgia de mama?
Quanto mais próximo do ideal o peso da paciente estiver ANTES da cirurgia, melhor. Isso porque as variações de peso no pós-operatório de cirurgia mamária podem provocar flacidez de mama.
11. Quanto pesa um implante?
O silicone tem uma densidade aproximada de 1:1. Ou seja, um implante de 300 ml pesa aproximadamente 300g.
12. O implante mamário pode sair do lugar?
Depende da técnica. Nas próteses implantadas pela axila, o espaço criado é maior que o diâmetro da prótese, portanto o risco é maior que nas outras vias. Por isso sempre é importante seguir as orientações pôs operatórias do seu cirurgião.
13. A sensibilidade do mamilo sofre alteração?
Essa situação é rara, mas pode acontecer. A sensibilidade do mamilo é proporcionada por um nervo que sai abaixo da quinta costela e que surge na parte lateral do tórax. Assim essa região deve ser preservada durante a cirurgia para evitar sua lesão. O risco, portanto de lesão aumenta na colocação de implantes muito grandes, onde é necessária uma dissecção muito extensa.
14. O implante mamário pode aumentar as estrias e vasos sanguíneos das mamas?
Quando o implante é muito grande proporcionalmente a pele da paciente, ele pode provocar um estiramento muito intenso, e gerar estrias.
15. Quanto tempo a paciente deve esperar para voltar a fazer exercícios ou alguma outra atividade vigorosa após a cirurgia de implante?
Cada cirurgião adota uma conduta, mas em media apos 30 dias são possíveis retomar as atividades físicas.
16. É possível ainda amamentar?
Sim. A cirurgia de implante de mama não altera a capacidade de amamentar da paciente, uma vez que o implante é colocado atrás da mama e não no seu interior.
17. É possível detectar um tumor em mamas com implantes?
Sim. A paciente deve informar ao radiologista que possui um implante quando for realizar uma mamografia, e então será utilizada uma técnica especifica de exame. Em alguns casos mais suspeitos complementa-se a investigação com ressonância magnética.
18. Pode-se frequentar clínica de bronzeamento ou tomar banho de sol com implantes?
Sim. O implante não altera a capacidade da paciente se bronzear, porém é sempre importante proteger a cicatriz do sol uma vez que ela pode escurecer nesse processo e assim se tornar mais perceptível.
19. Quando é possível andar de avião e/ou fazer mergulho?
Em geral após 30 dias da cirurgia a paciente está liberada para essas atividades. Porém a paciente deve sempre procurar a orientação do seu médico previamente.
20. Mulheres acima dos 50 anos podem receber implantes de mama?
Sim. Entretanto, após os 50 anos devem-se avaliar as condições da pele da mama da paciente, para que não se acentue a flacidez da mama.
Fonte: www.nagorbrasil.com.br
 
beijos, Fran
10/05 2015
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

1 comentário
  1. juçara mattos joao - 17/08/2017

    fiz mastopexia com protese à 35 dias, porem ainda sinto um desconforte a`noite, principalmente na hora de levantar da cama e alguns minutos após…..isso pode variar de acordo com o tamanho da protese? coloquei 375ml. minha protese foi colocado por cima do musculo, já posso dormir de lado, mesmo sentindo um desconforto ainda?

Topo