Plásticas
6 comentários

Qual a diferença entre membro associado e membro titular na Associação Brasileira de Cirurgia Plástica?

medicos

Quando se consulta o nome do médico no site do conselho regional de cirurgia plastica,
Está escrito…

-> Membro Titular
outros
-> Associado
outros
-> Aspirante Temporario
Qual a diferença?
Qual a diferença entre membro associado e membro titular na Associação Brasileira de Cirurgia Plástica?

Os membros Titulares da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica são aqueles que fazem parte do conselho e tem poder de decisão na associação. Os membros Associados pagam uma mensalidade parafazer parte da associação e atendem seus pacientes submetidos às regras impostas pela associação. Caso seja verificado que um associado descumpriu alguma regra da associação ele será avaliado pelo conselho de membros tItulares para ver qual providência será tomada. Por isso a importância de procurar cirurgiões vinculados à essa associação.
Qualquer cirurgião plástico deve estar cadastrado no SBCP ( sociedade brasileira de cirurgia plastica), e dentro da sociedade existem 4 categorias nas quais os medicos são classificados:

Membro residente: Ainda está em formação e não pode realizar cirurgias sozinho ou ter consultório próprio;
Membro aspirante: terminou a residência, mas não foi aprovado na prova de título de especialista. O ideal é que trabalhe como assistente de outro médico já titulado, até passar na prova e passar para a categoria seguinte.
Membro associado: é o membro pleno, fez residência e foi aprovado na prova de título, e está habilitado a todo tipo de procedimento. deve frequentar congressos e cursos para atualização, pois agora o Conselho Federal de Medicina determinou que os títulos não serão mais vitalícios, mas devem ser revalidados de tempos em tempos.
Membro titular: Após três anos como associado, o cirurgião pode apresentar uma monografia e ser sabatinado por uma banca para chegar a essa categoria.

Fran

beijos, Fran
05/07 2015
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

6 comentários
  1. Wanderley Moreira Pereira - 12/09/2016

    Sou Ginecologista e um Cirurgião Plástico operou minha esposa sem auxiliar Médico. Ele teve uma auxiliar de enfermagem para auxiliá-lo. Mesmo sabendo que não poderia fazê-lo,irresponsavelmente fez duas cirurgias no mesmo tempo cirúrgico (Mamoplastia redutora e Abdominoplastia), descumprindo a Resolução 1.490/98 do Conselho Federal de Medicina. Este caso aconteceu em Pindamonhangaba-SP e denunciei este Cirurgião, a anestesista e outros membros da equipe na Delegacia Regional do Conselho Regional de Medicina de Taubaté-SP.

  2. Soraia Cabeça - 21/08/2016

    Gostaria de saber se o Dr. Jonathas Ubiraçara Aquino , CRM 95264. se ele deixou de ser Aspirante, pois vou fazer uma cirurgia com ele e necessito informações sobre o mesmo.

    Desde já agradeço, atenciosamente

    Soraia Cabeça

  3. Neliz - 03/08/2016

    Marquei minha cirurgia pra dia 3 de outubro e agora descobri que o meu cirurgião é aspirante, mas conheço uma moça que operou com ele e gostou muito, mas na consulta ele mim falou que não opra sozinho tem outros médicos e agora? Mim da uma ideia que Fasso? Bjsss

  4. ana - 11/06/2016

    meu Deus, o médico que me operou a 5 anos atras esta classificado como aspirante :O

  5. Fran - 02/08/2015

    Que bom que gostou lindona.Como foi a cirurgia?
    Bjos

  6. Fran - 07/07/2015

    Fran, muito bacana essa informação, vou operar no próximo dia 20, já havia pesquisado sobre meu médico, e sei que ele é titular na SBCP, muito bom saber as diferenças entre cada tipo de membro.

Topo