Plásticas
0 Comentários

Como manter um bom estado nutricional após a cirurgia bariátrica

Cirurgia Bariátrica: Como evitar as deficiências nutricionais no pós operatório

Para manter um bom estado nutricional após a cirurgia bariátrica, deve-se dar atenção á alguns nutrientes. Conheça-os:

– Proteínas:  As proteínas são necessárias para a formação dos tecidos corporais, enzimas, hormônios, transporte de substâncias pelo sangue, entre outras. Nas refeições, deve-se dar preferência aos alimentos fonte de proteína. As proteínas estão presentes principalmente em alimentos como carnes, ovos, leites e derivados, soja, feijões, grão de bico, quinoa.

– Vitamina B12: no pós-operatório há uma produção mínima de uma substância chamada fator intrínseco que é necessária para a absorção da vitamina B12, levando á diminuição da sua absorção. A Vitamina B12 deve ser medida em exames de sangue de rotina e muitas vezes suplementada com injeções intramusculares.

– Vitamina D:  é uma vitamina que freqüentemente está deficiente em pacientes obesos e tem uma função importante na saúde óssea. Ela é encontrada na gema de ovos, manteiga e peixes, mas a principal fonte é produção na nossa própria pele a partir dos raios solares. Banhos de sol pela manhã ajudam na produção desta vitamina. Mas na maioria dos casos deve ser suplementada.

– Cálcio:  Outro nutriente que também é consumido e absorvido em menor quantidade. Encontrado em alimentos como leite e derivados, folhas verde escuras, gergelim e amaranto. Também necessita de suplementação na maioria dos casos.

– Zinco: mineral necessário em diversas funções no organismo e que está muito associado com a queda de cabelo intensa. Encontrado em carnes, grãos integrais, castanhas e sementes. Nos casos de deficiência deve ser suplementado.

– Tiamina (Vitamina B1): É uma vitamina necessária para o metabolismo dos carboidratos, principalmente no cérebro. Os alimentos que a possuem são carnes magras, gema de ovo e grãos integrais.

– Ferro: Mineral necessário para a formação das hemácias (células vermelhas do sangue). Sua deficiência está associada á anemia e, nestes casos, também deve ser suplementado. Alimentos como carnes, vegetais verdes escuros e feijões são fontes de ferro e devem estar na alimentação diariamente.

Escolhas alimentares e o uso da suplementação corretos no pós operatório contribuem para manter níveis adequados destes e outros nutrientes no organismo.

FONTE: Banco de Saúde

beijos, Fran
26/10 2013
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

Topo