Mamoplastia
0 Comentários

Assimetria mamária

Assimetria mamária é mais comum do que muita gente imagina. Tão comum que todas as mulheres compartilham desta característica.

Neste momento você deve está perguntando: mas o que significa assimetria? Que tipos de seios são assim? Como resolver a assimetria mamária?

Afinal, sabemos que em alguns casos esta característica é capaz de ser uma barreira na sua vida. Isto porque está localizada em uma parte muito sensível do nosso copo, que nos afeta não só fisicamente, mas também interfere na nossa autoestima e, infelizmente, nos faz sentir inseguras.

Assimetria significa falta de igualdade. E, quando pensamos no ser humano, é fato que um lado do nosso corpo sempre vai ser diferente do outro.

Com as nossas mamas isso não seria diferente. Porém, muitas vezes essa desigualdade entre os seios é imperceptível, ou seja, ela existe, mas você ou outra pessoa olhando não conseguem notar.

Infelizmente nem sempre esta diferença é sutil. A assimetria mamária é justamente quando uma mama é visivelmente diferente da outra, causando constrangimento e desconforto.

E, essa diferença não é necessariamente em relação ao tamanho do peito, ou seja, ter um maior que o outro. Pode está relacionada ao formato, por exemplo, há casos que a mulher tem uma mama redonda e a outra tuberosa.

É possível ter ainda assimetria de aréola, quando elas estão posicionadas de forma distinta.

Mas não é só isso, os seios assimétricos podem até causar problemas mais graves, como alterações na postura.

As possibilidades de tratamento variam conforme o tipo e o grau de assimetria. Mas antes de qualquer coisa é importante esclarecer que, teoricamente, é impossível corrigir a assimetria mamária com exatidão.

Para isso seria necessário um “scanner mamário” capaz de dizer precisamente a diferença de volume entre as mamas, porém este aparelho que não existe.

O que acontece é uma redução das diferenças entre os lados. Igualar perfeitamente os seios não é viável por causa de características osteomusculares (ossos e músculos) mais complexas, que variam de mulher para mulher.

Quando você tem uma mama maior que a outra, o que pode ser feito é uma cirurgia plástica com prótese de silicone, assim você consegue igualar volumes mamários com mais naturalidade.

Colocar silicone nos seios é uma forma de minimizar essa característica, pois como explicamos anteriormente não é possível garantir que as duas mamas fiquem perfeitamente iguais.

Ao optar por colocar próteses de silicone, o cirurgião plástico vai estimar uma diferença de tamanhos e colocar um implante de cada tamanho para que o resultado fique proporcional.

Por exemplo, o médico pode colocar um silicone de 300ml na mama direita e de 325ml na mama esquerda que era menor. Dessa forma, há uma compensação e o resultado com certeza resolverá a insatisfação por ter um seio maior que o outro.

Para resolver os casos de assimetria de formato ou de aréola, a Mastopexia é o procedimento cirúrgico indicado. E, se a paciente tiver interesse, ele pode ser combinando com a colocação de próteses de silicone.

Casos especiais de assimetria

Em alguns casos há a ausência ou deficiência da musculatura torácica e deformidades ósseas, como apectus excavatum, uma deformidade do tórax e do osso esterno caracterizada pela depressão do esterno e das costelas.

Quando isso acontece, a forma das mamas pode continuar sendo prejudicada porque a assimetria é acentuada. De qualquer forma, a cirurgia plástica vai aproximar ao máximo as mamas dos padrões de beleza definidos pela paciente, com a menor diferença entre as medidas possível.

Como saber se eu tenho assimetria mamária?

Na avaliação pré-operatória são consideradas algumas medidas das mamas, como:

  • Altura das aréolas
  • Diâmetro das aréolas
  • Distância entre as aréolas
  • Sulco inframamário

Essas medidas devem ser semelhantes entre os lados. Diferenças maiores de 2 cm já podem causar assimetrias perceptíveis às pacientes.

Vale ressaltar que a assimetria na mama muitas vezes reflete as diferenças do tórax. Isso significa que alterações na parte óssea e muscular do tórax podem modificar as mamas, que por sua vez estão projetadas sobre essas estruturas.

Fonte: Dream plastic

beijos, Fran
14/09 2017
Escreva seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

Topo